Feriado terá três visitas guiadas noturnas ao Cemitério Municipal – 4 mil pessoas já fizeram passeio

Desde que começou em fevereiro de 2017 a coordenar oficialmente as visitas guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula em Curitiba, a pesquisadora Clarissa Grassi já conduziu mais de 4 mil pessoas entre as ruas, quadras e jazigos do campo santo.
O número chega ao dobro caso se levar em conta o período em que Clarissa comandou as visitas de forma voluntária, antes de ser integrada aos quadros da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
>>> Por que as visitas guiadas ao cemitério Municipal são imperdíveis?
As visitas ao cemitério se tornaram um dos programas culturais mais concorridos entre moradores e turistas de passagem por Curitiba, segundo os dados da FCC. O cemitério é pop. “Semana passada fiz quatro visitas. Cada vez é diferente, por mais que fale as mesmas coisas sempre, a forma como os visitantes reagem nunca é igual. É como uma aula, é uma troca”, disse Clarissa Grassi.
“Tem sido um sucesso por que o cemitério é um objeto muito rico. Além de ser um patrimônio e a maneira que temos de reverberar e miniaturizar a história da cidade”, explica.
Nesse feriado do dia 12 de outubro, serão três edições norturnas, nos dias 11, 12 e 13. As inscrições estão abertas. Para participar das visitas guiadas, padrão e temática, o interessado precisa fazer a inscrição, que abre na segunda-feira da semana em que será realizado o passeio.
Já as visitas noturnas, em função da procura, têm as inscrições abertas a partir da meia-noite de domingo anterior. Interessados em participar precisam enviar nome completo e número de RG de até quatro participantes para o e-mail: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.
As inscrições costumam encerrar rapidamente. Portanto, Clarissa organizou e divulgou um cronograma de visitas de setembro até dezembro em que estão previstas mais 14 edições. As visitas são divididas entre as modalidades padrão, noturna e temáticas.
Neste último grupo, Clarissa pesquisa trajetos especiais a partir da história de grupos. Já houve visitas temáticas para músicos, artistas plásticos e etc..
A última visita temática foi sobre personalidades do futebol paranaense. Clarissa conta que esta modalidade de visita são as mais procuradas.
“O diferencial das visitas temáticas é que tudo é feito para valorizar a história local fazendo um link com referências e lugares da cidade onde se pode ver a obra viva das pessoas para a visita. De que adianta falar [do pintor Miguel] Bakun sem mostrar um quadro dele? ”, indaga.
Programação Completa das Visitas Guiadas ao Cemitério Municipal
Outubro
11 (19h às 22h) Noturna
12 (19h às 22h) Noturna
13 (19h às 22h) Noturna
20 (9h às 12h) Intelectuais e Poetas
Novembro
10 (9h às 12h) Padrão
24 (9h às 12h) Músicos
29 (19h às 22h) Noturna
30 (19h às 22h) Noturna
Dezembro
01 (19h às 22h) Noturna
15 (9h às 12h) Emancipação Política do Paraná
22 (9h às 12h) Padrão
LEIA TAMBÉM
>>> Você sabia que um urso morou no Passeio Público? 12 fatos curiosos sobre o local
>>> Bar Getúlio: um bar cheio de história de onde se vê Curitiba passar
Curitiba sai mais barata com o Clube
Centenas de parceiros na cidade, do restaurante ao cinema. O desconto é usado direto pelo app.
Assinar o Clube Gazeta



