No calendário de shows já confirmados para o primeiro cenário de 2019, em Curitiba, para além dos holofotes voltados ao retorno de sir Paul McCartney, em março, é possível destacar um grupo de shows importantes de artistas em ascensão com nomes conhecidos em diferentes vertentes do underground que merecem atenção especial.

O Guia Gazeta do Povo + Clube preparou uma lista com show que valem a pena o investimento seja por que por aqui nunca estiveram, seja, pois não há nada que indique que devem voltar logo, a não ser um eventual sucesso das apresentações.

Kamasi Washington

Um dos nomes mais importantes da geração de artistas do jazz contemporâneo, o saxofonista americano Kamasi Washington, se apresenta na Ópera de Arame de Arame no dia 25 de março.

Compositor, produtor, bandleader Kamasi recebeu o título de “embaixador” do jazz pelo portal de música Pitchfork volta ao Brasil dois anos depois das performances históricas em 2016.  Em Curitiba, Kamasi tem repertório novo para apresentar. Em abril de 2018, ele lançou o álbum Heaven and Earth. Imperdível.

The Addicts

Também pela primeira vez em Curitiba, o show de uma das bandas mais cultuadas do punk rock britânico, o The Adicts. O show será no Hermes Bar.

 O The Adicts é uma banda de punk rock formada em 1975 e se tornou uma das mais famosas bandas punk daquela época sempre liderada pelo seu carismático vocalista Monkey (Keith Warren). A banda tem uma série de hits como Joker in The Park e também é famosa pelo visual dos “droogs”, a gangue do filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.

Real Friends

Os dos nomes hypados do pop-rock atual, os americanos do Real Friends passam em Curitiba com sua primeira turnê sul americana.O show é no dia 24 de fevereiro no Basement Cultural. O Real Friends está atualmente divulgando o seu último lançamento, o disco Composure, lançado em Julho de 2018, e o terceiro já lançado pelo quinteto.

Blackbear

Cantor, compositor e produtor do rap americano Matthew Tyler Musto, conhecido profissionalmente como Blackbear, vem para Curitiba com a carreira em ascensão. Ele colaborou com vários artistas musicais como Justin Biener (é autor da faixa Boyfriend), Pharrel Wiliams, Linkin Park, entre muitos outros. O show é no dia 14 de março, na Ópera de Arame.

Blackberry Smoke

A banda norte-americana de southern/country é outro grupo que vem  ao país pela primeira vez em em momento ascendente da carreira.As apresentações fazem parte da turnê mundial Find A Light Tour e acontecerão em Curitiba, no dia 9, de maio na òpera de Arame.

Apontada hoje como uma da principais bandas do gênero, a Blackberry Smoke tem amealhado uma legião de fãs no Estados Unidos, após abrir seis shows da turnê Last of the Street Survivors Farewell Tour, da lendária Lynyrd Skynyrd em 2018.