A China é um país asiático que parece muito distante da capital paranaense, mas nem tanto. Pois, de acordo com a Associação Cultural Chinesa do Paraná, o Brasil possui a terceira maior comunidade do mundo, com mais de 300 mil pessoas. Só em Curitiba vivem cerca de dois a três mil chineses.

Com a chegada do Ano-Novo Chinês (5 de fevereiro), nós serparamos sete lugares para os curitibanos se sentirem na China. 

Pa-Kua

O ensinamento de Pa-kua é um dos pilares da filosofia e pensamento chinês. Na Pa-Kua Curitiba, os ensinamentos são passados através de nove modalidades: AcrobaciaArmas de CorteArqueriaArte MarcialCosmodinâmicaEnergiaReflexologiaRitmo e Sintonia.

Tao Shaolin Kung Fu e Cultura Chinesa

A Tao Shaolin Kung Fu e Cultura Chinesa oferece cursos que auxiliam na saúde e educação, com disciplina para pais e filhos, entre eles artes marciais, idioma japonês e mandarim, jogos numéricos matemáticos e desenho mangá.

Largo da China

Foto: Prefeitura de Curitiba.

O governo chinês presenteou Curitibaem setembro de 2017, com uma estátua de Confúcio em bronze e aço de quase 3 metros de altura e 1,2 tonelada criada pelo artista Wu Weishan, um dos grandes nomes da escultura moderna chinesa. Para celebrar a homenagem, a prefeitura criou o espaço cultural Largo da Chinesa, no Centro Cívico, próximo ao Museu Oscar Niemeyer (MON).

China in Box ​​​

A China in Box é uma franquia nacional especializada em culinária chinesa.

Restaurante Imperial da China

Aberto desde 1980, o restaurante Imperial da China serve comida típica chinesa para o almoço, em formato de buffet, com diversas opções de salada e pratos quentes e à la carte à noite. 

Hwa Kuo

O  Hwa Kuo é um tradicional restaurante chinês aberto em 1978 na cidade. 

Tun Fang

O Tun Fang também um restaurante especializado em comida chinesa. O local, que fica no bairro Mercês, oferece opções à la carte e buffet. 

LEIA TAMBÉM

>>> Lugares para se sentir no Japão

>>> Existe uma Chinatown em Curitiba: saiba onde fica e o que fazer por lá

>>> Curitiba para chinês ver (e viver)