Quem está em busca de belas paisagens e um pouco de aventura em meio à natureza, não pode perder este destino que fica pertinho de Curitiba. A Gruta da Lancinha, que fica em Rio Branco do Sul, a 30 quilômetros da capital, é a terceira maior do Paraná e reúne uma boa dose de aventura, formações rochosas milenares e a terceira maior biodiversidade do Brasil no que diz respeito a cavernas.

>>> Conheça a gruta que fica a 30 minutos de Curitiba e tem visitação gratuita

Ao todo, são 2,8 mil metros de área visitável, com formações de datam de um bilhão de anos. As formações geológicas são de mármores calcíticos formados por meio da dissolução da água - um processo de milhares de anos.

A caverna pode ser visitada por qualquer pessoa que tenha uma boa dose de disposição, mas, como o é fácil se perder no trajeto, o ideal e recomendável é que seja feito com um guia. O local fica em uma propriedade particular, mas, em 2006, foi criado o Monumento Natural da Gruta da Lancinha, que tornou a área em proteção ambiental permanente.

Para chegar até a entrada é preciso seguir uma pequena trilha, de cerca de dez minutos de caminhada. Na caverna,  trajeto não é muito fácil e é feito seguindo o curso do rio Ribeirão da Lança - um passeio bastante molhado e escuro. Por isso, é bom levar lanternas e uma segunda muda de roupa, para vestir depois do trajeto. Mas as belas paisagens valem a pena. É possível ver dezenas de espeleotemas, formações pontiagudas que transformam a paisagem. No trajeto é possível ver dezenas de morcegos que se abrigam próximos às aberturas da caverna.

São três entradas possíveis para a caverna, que formam três trajetos turísticos diferentes: o primeiro tem cerca de 500 metros, o segundo, que leva até uma cachoeira, tem um quilômetro, e um terceiro - o maior de todos - tem 1,5 quilômetros e leva até o Salão das Festas, com quase 1,2 metros quadrados - mais amplo salão de gruta do estado. Esse passeio, porém, é mais complicado e pode durar até quatro horas.

Seguindo o trajeto do rio é possível chegar até uma cachoeira, que se encontra com uma bela fenda em formato que lança - que pode ter dado nome ao rio e até mesmo da gruta. Na saída, é possível encontrar uma grande área de Mata Atlântica preservada.

Serviço

O passeio pela Gruta da Lancinha pode ser agendada em qualquer dia da semana, individuais ou em grupos. A visita tem um custo de R$ 25 por pessoa. Os guias são cadastrados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Rio Branco do Sul. Os moradores do entorno da caverna fornecem estacionamento, cobrando R$ 10 por veículo. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3973-8166, pelo e-mail meioambiente@riobrancodosul.pr.gov.br ou pelo whatsapp nos números (41) 99779-4737 ou (41) 99860-6382.

LEIA TAMBÉM

>>> Corrida na Ilha do Mel é destaque para quem quer curtir paisagens paradisíacas

>>> Parque dos Tropeiros já foi palco de rodeios e agora é opção de lazer com muita área verde e sossego