Bares e Baladas

Boteco no Vista Alegre é eleito o melhor de Curitiba

Por: Flávia Schiochet
Boteco no Vista Alegre é eleito o melhor de Curitiba

Schnaps Bar, no Vista Alegre, é o melhor boteco de Curitiba em 2019. É a segunda vez, seguida, que o bar ganhou o título. O resultado foi anunciado na noite desta segunda-feira (3) na cerimônia que revelou o grande vencedor do concurso Comida di Buteco. Em segundo lugar ficou o Puina's Bar, no Orleans, e em terceiro o Bar do Edmundo, no Bacacheri. A premiação foi realizada no Mercado Municipal de Curitiba e é uma etapa do concurso que ainda vai revelar o melhor do Brasil, depois que todos os vencedores regionais forem anunciados. 

A 5ª edição do Comida di Buteco em Curitiba foi histórica não apenas pela efeméride: um único bar conquistou três prêmios na mesma noite. Schnaps Bar, comandado pelo trio Denise Grandal Domingues, Silmara Grandal e João Carlos Winheski levou o prêmio de melhor homenagem, melhor petisco usando a linguiça Perdigão, patrocinadora do evento, e melhor bar de Curitiba em 2019. O prato servido nessa edição foi o ninho de batata com ossobuco, linguiça recheada de provolone e ameixas enroladas no bacon e fritas. O petisco serve duas pessoas e seguirá a R$ 20 no cardápio até a conclusão da etapa nacional do concurso Comida di Buteco.

“Todas as nossas decisões de pratos são coletivas. Nesse ano pensamos: batata e carne agrada a todo mundo. Crianças, adultos, todo mundo gosta”, apostou Silmara.

Denise e Silmara estão à frente do bar há seis anos – o bar existe há dez. “É indescritível receber três prêmios na mesma noite. A gente sempre torce pra estar entre os melhores, mas nem sabíamos da existência da categoria de melhor homenagem”, comemorou Denise.

De 12 de abril a 5 de maio, o público e os jurados avaliaram 24 bares curitibanos que criaram petiscos especiais para o evento. A avaliação foi presencial e feita seguindo quatro quesitos: petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida.

>>> Veja os bares que participaram em 2019

Proprietários subiram ao palco para receber a premiação. Flávia Schiochet / Gazeta do Povo

Além de Curitiba, 20 cidades contam com o concurso totalizando 630 botecos participantes, o maior número da história da competição. Ainda falta divulgar o resultado de oito cidades para que finalmente seja conhecido quem é o melhor boteco do Brasil. 

Em 2016 três anos, um bar da capital paranaense subiu ao pódio. Foi o boteco Dom Rodrigo, do bairro São Braz, que ficou em terceiro lugar nacional. Nos anos anteriores, os botecos vencedores em Curitiba foram: Baba Salim (2017) e Casa Velha (2015)

A fase é nacional ainda não teve a data divulgada. O Schnaps Bar disputa com os vencedores das outras cidades pelo prêmio de melhor petisco do Brasil. Esta foi a vigésima edição do Comida di Buteco e os petiscos tiveram o preço fixo de R$ 20 para comemorar a longevidade do concurso.

O Comida di Buteco nasceu em 2000 com apenas 10 bares em Belo Horizonte. Os estabelecimentos são selecionados pela equipe do concurso que avalia uma série de critérios, um deles é ser um bar autenticamente familiar. A participação é gratuita para os botecos.

LEIA TAMBÉM

>>> Chef fecha Lanches Maringá e abrirá restaurante no Batel

>>> Esfriou? Saiba onde tomar sopa em Curitiba

>>> Muito além dos restaurantes: Caminho do Vinho tem opções de diversão para toda a família