Restaurantes

Toscana: o grande restaurante dançante de Curitiba completa 43 anos

Por: Sandro Moser
Toscana: o grande restaurante dançante de Curitiba completa 43 anos

Em 1975, no ano da famosa e última grande nevasca de Curitiba, a matriarca Fabíola Zambom e seus filhos decidiram transformar a casa da família na rua Manoel Ribas em Santa Felicidade em uma pizzaria.

>>> Baladas com mais de uma pista de dança em Curitiba

Foi no dia 19 de outubro daquele ano que nasceu então o restaurante Toscana que completou, portanto, 43 anos na última sexta com uma festa e show do Ray Conniff Tribute. Referência número 1 no segmento de restaurantes dançantes em Curitiba, o segredo da longevidade e sucesso do Toscana é conhecer o perfil de seu público.

>>> Roteiro macabro: 5 lugares mal assombrados para visitar em Curitiba

Segundo Antônio Alves, gerente da casa há 29 anos, o Toscana faz sucesso pois é uma opção de diversão noturna com clima familiar. “O Toscana é voltado para o casal, para a família. Os casais podem trazer os filhos e dançar a noite toda que não vai haver nenhum problema”.

Alves conta que tem clientes fiéis há mais de 30 anos. “Tem gente com mesa cativa. Venha ou não venha a mesa fica reservada. Eu não conheço casa dançante que que sobreviveu 40 anos na noite", diz.

O Toscana abre as quintas, sexta e sábados. Nos outros dias da semana, a casa está disponível para eventos corporativos e festas fechadas. Para além dos shows e da pista de danças, O Toscana é sobretudo, um restaurante. “Temos ótimas opções à la carte. Se o cliente quiser, tem um bom camarão, um bom filé mignon e uma boa massa. Mas o povo de Curitiba é chegado mesmo em um buffet”.  

John Travolta
Atualmente o Toscana está sob o comando do empresário Cesar Zambom. Ele conta que a lanchonete dos primeiros dias foi aos poucos se transformado na forma que o restaurante tem hoje em dia.  “De uma lanchonete e pizzaria passamos para restaurante dançante. A casa foi aumentada em um galpão e foi um sucesso. Então veio o tempo do John Travolta, a discoteca entrou na moda e a gente estava preparado e a coisa deslanchou”, disse.

Aposta em shows  
O Toscana tem 26 funcionários, incluindo a banda da casa. Há uns dois anos a casa resolveu apostar em show com artistas de renome. Já vieram Guilherme Arantes, Moacyr Franco, entre outros. Peninha está marcado para o dia 27 de outubro e a banda Double You para 10 de novembro. “Estamos buscando um outro movimento, porque a crise fez as pessoas darem uma segurada e a gente está inventando alternativas para continuar por mais 40 anos”, diz o empresário.