Perfil

Tempero peruano: conheça a história de Isidoro Troyes, o chef do QCeviche!

Por: Laura Beal Bordin
Tempero peruano: conheça a história de Isidoro Troyes, o chef do QCeviche!

Quando Isidoro Troyes González, 38 anos, entrou em uma cozinha profissional pela primeira vez, não foi para cozinhar. O atual chef de cozinha do restaurante QCeviche! começou lavando pratos e panelas em uma cevicheria, em Lima, no Peru, no ano 2000. Ao longo do tempo, foi se encantando pelas panelas e oportunidades para comandá-las foram surgindo aos poucos – primeiro com auxiliar de cozinha, chef auxiliar, até conseguir ganhar o título de chef. 

Em 2003, o chef recebeu um convite e começou a trabalhar em diversos hotéis no Peru. Foi em um deles que conheceu o também chef peruano Rolando Limo, responsável pelo QCeviche! de São Paulo. Em 2018, recebeu o convite de Rolando para assumir o restaurante de Curitiba. 

Isidoro já pensava em sair do Peru, mas nunca tinha imaginado vir para o Brasil – principalmente pela barreira da língua. Mas agarrou a oportunidade. Depois de fazer todo o processo seletivo pela internet, desembarcou em Curitiba. “Para mim foi uma decisão bem rápida. Quando tive a oportunidade, eu aceitei. Mas foi um desafio intenso e, como todo começo, foi difícil. Mas superamos tudo isso”, conta o chef. Os trabalhadores latinos que estavam na cozinha ajudavam, como tradutores.  

Para manter a tradição da culinária peruana, cheia de temperos típicos do país, os ingredientes utilizados no restaurante são importados. O chef Isidoro até mesmo mantém, no terraço do hotel, uma horta com huacatay – uma erva tradicional e muito utilizada na culinária peruana. “São sabores muito diferenciados, ervas e temperos que são incorporados e mudam totalmente o sabor”, diz Isidoro. O chef afirma que gosta de mostrar sua cultura por meio de seus pratos. “É uma cultura de muitos anos e que se mantém pela tradição. Eu gosto de poder mostrar ao nosso cliente como é a comida tradicional do Peru”, conta. 

O QCeviche! fica dentro do Novotel, no Batel e é parceiro do Clube Gazeta do Povo. Os pratos assinados pelo chef Isidoro Troyes têm 20% de desconto para assinantes. 

QCeviche! - Gastronomia Peruana

QCeviche! – Gastronomia Peruana

Restaurantes

20% em desconto para clientes do Clube