gastronomia

Salsicha ou vina? Descubra esse mistério no Clube

Por: redação
capivara-roendo

Uma dúvida que atravessa gerações de curitibanos: é salsicha ou vina? Nossa equipe de reportagem seguiu rastros, conversou com envolvidos, testemunhas, cozinheiros, chefs de cozinha, chapeiros, açougueiros e professores de alemão. Tudo para entregar a verdade a você nessa matéria exclusiva.

Mas desde já, alertamos: esse texto contém spoilers. E se você preferir resolver tudo da maneira mais simples possível, peça logo um cachorro-quente.

1. Quem é essa tal de vina? Onde surgiu, o que faz?

Vina é uma corruptela da palavra alemã “Wienerwurst“, sendo “wiener” “Viena” e  “wurst”, salsicha, o que forma “salsicha de Viena”. Logo, tanto vina quanto salsicha estão corretas (embora vina seja mais gostosa ;D).

2. Como a vina foi parar no hot dog?

Pois é, também ficamos confusos. Mas basta saber que o início de tudo continua sendo na Alemanha, Frankfurt. Reza a lenda que em 1852, um açougueiro batizou uma receita de salsicha com o nome da raça de seu cachorro: dachshund.

3. Da Alemanha à América: “Get your hot dogs

Nesse meio tempo, outro migrante alemão, Charles Feltman, levou a tal salsicha “dachshund” para os Estados Unidos. Lá, criou um sanduíche quente com pão, salsicha e molhos.

Mas o rango se popularizou mesmo nos estádios de futebol: durante uma partida em 1906, um vendedor gritava nas arquibancadas: “Get your hot dachshund”Pegue seu dachshund quente. O cartunista Tad Dorgan, que estava na cena, não perdeu a chance de ilustrar a situação. Mas, como não entendida a palavra dachshund, escreveu na legenda: “Get your hot dogs” — Pegue seus cachorros-quentes.

Contudo, a salsicha veio parar no Brasil, mais precisamente em Curitiba. Aqui deparou-se novamente com um alemão e ganhou o derradeiro nome de vina (volte ao segundo parágrafo e tudo se fecha).

4. Não importa o desfecho, duas vinas sempre será melhor que uma salsicha.

Agora que você já descobriu que tanto faz chamar vina de salsicha (embora vina seja mais simpático) e que o nome do lanche “hot dog” tem mais a ver com o formato da linguiça do que o seu conteúdo em si, que tal experimentar o pão com vina do Green Dog?

Green Dog tem opções de vinas (ou salsichas) de carne e veganas, deliciosas combinações artesanais e ingredientes especiais para criar sabores únicos. Além disso, a Green Dog é uma empresa bacana porque se preocupa com o meio ambiente: os seus resíduos, por exemplo, transformam-se em adubo orgânico. Ligue para a Green Dog e faça seu pedido com desconto de 20% que só o Clube tem.

Green Dog - Centro

Green Dog – Centro

Restaurantes

20% em desconto para clientes do Clube