Passeios

Para tudo: opções de entretenimento que não vão funcionar nos horários de jogos da Copa

Por: Camila Machado, com colaboração de Matheus Nascimento
Para tudo: opções de entretenimento que não vão funcionar nos horários de jogos da Copa

A Copa do Mundo começou nesta quinta-feira (14) e segue até o dia 15 de julho. E, durante toda a programação dos jogos, especialmente os do Brasil,  estabelecimentos comerciais não vão funcionar em Curitiba.

>> No boteco, na Arena ou na balada: como você vai assistir aos jogos da Copa do Mundo? 

Para não perder a viagem e desperdiçar o seu tempo, o Guia da Gazeta do Povo+Clube reuniu lugares onde você não deve ir no horário dos jogos.  

Pátio Batel com horário restrito

Durante a primeira fase dos jogos o Pátio Batel funcionará em horário especial: no primeiro jogo do Brasil, neste domingo (17), o shopping funcionará com acesso restrito a partir das 14h30. Trinta minutos após o término da partida, tudo volta ao normal. Além disso, enquanto o jogo acontece, os clientes poderão entrar nos restaurantes, bares ou cinema.

No segundo confronto brasileiro, no dia 22 de junho (9h), o Pátio Batel abrirá meia hora após o término previsto do jogo. Os clientes que forem assistir o campeonato em alguma operação do shopping poderão ter acesso antes da abertura.

Na quarta-feira (27), a operação é mesma no primeiro jogo. Neste dia, o Brasil joga contra a Costa Rica às 15h.

>>> ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

>>> TABELA DA COPA: confira  os jogos e grupos do Mundial

>>> Veja em que bares assistir jogos da Copa do Mundo em Curitiba

Shopping Mueller com horário restrito

No domingo (17), espaços de alimentação e lazer abrem às 11h e fecham às 14h30. Depois, retornam as atividades às 17h15 até às 22h. Outras lojas e espaços comerciais podem optar por fazer seus horários, das 17h15 às 20h.

No segundo jogo, dia 22, alimentação, lazer e demais lojas e espaços comerciais abrem às 11h30 e funcionam até às 22h. Finalmente, no dia 27, espaços de alimentação e lazer abrem  às 10h e fecham às 14h30. Depois, retornam das 17h15 até às 22h. Demais lojas e espaços comerciais terão o mesmo horário.

Museus fecham antes do jogo

Os museus administrados pela Secretaria Estadual da Cultura têm horários especiais de funcionamento no domingo (17). O único que funciona em horário normal é o Museu Oscar Niemeyer, aberto das 10h às 18h em todos os três dias em que a seleção joga na primeira fase.

No Museu Alfredo Andersen, o horário de visitação do domingo (17) sofre uma alteração de uma hora na abertura e no fechamento, recebendo visitantes das 10h às 13h. No dia 27 (quarta), o jogo também altera o horário de funcionamento, que passa a ser das 9h às 13h. No dia 22 (sexta), o horário não sofre alterações.

O Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) reduz seu horário de funcionamento no dia 17. Ao invés de fechar às 16h, como nos domingos convencionais, ele encerra o expediente às 13h. O horário de abertura continua igual, às 10h. No dia 22, o museu abre das 14h às 17h, e no dia 27, das 9h às 13h.

Outro museu que encerra o expediente às 13h e não às 16h no domingo é o Museu de Arte Contemporânea. O horário de abertura, às 10h, não se altera. No dia 22, o local abre entre as 14h e às 19h, e no dia 27, das 10h às 13h.

O Museu do Expedicionário, que geralmente abre das 13h às 17h aos sábados e domingos, funciona normalmente no sábado (16), mas não vai abrir no dia do jogo da seleção brasileira. No dia 22, ele abre uma hora apenas de tarde, funcionando das 14h às 17h. Na sexta (27), o expediente é apenas pela manhã, das 10h às 13h.

O expediente do Museu Paranaense no dia 17 começa às 10h e vai até às 13h, e não até às 16h, como acontece aos domingos. Ele não reabre depois do jogo do Brasil. Na sexta (22), o local abre as portas das 14h às 18h, e na quarta (27), das 9h às 13h.

Outro locais que fecham para o jogo ou não abrem

O Escape 60' não deve funcionar no domingo (17). O local geralmente abre as portas aos domingos para as salas de jogo, mas com a partida da seleção brasileira, não vai abrir.

No Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Crystal, as salas de exibição ficam fechadas durante o período da partida. Os filmes em cartaz, inclusive os do Festival Varilux de Cinema, são exibidos a partir das 17h.

>> Não bata a cara na porta: jogos do Brasil na Copa mudam o horário dos órgãos públicos

LEIA MAIS:

>> Curitiba tem kart, exposições e filmes para quem quer fugir da Copa do Mundo

>> Mercado Municipal tem programação especial na Copa