Eventos

Refugiados sírios cantam na língua de Jesus em apresentação de Natal

Por: Laura Beal Bordin
Refugiados sírios cantam na língua de Jesus em apresentação de Natal

Uma apresentação de Natal especial está marcada para acontecer no Bosque de Jesus, que fica no bairro São Lourenço. O trio Alma Síria, formado por Myria Tokmaji, Abed Tokmaji e Lúcia Ioxca, vai apresentar músicas de Natal em árabe e aramaico, cantadas acompanhadas de instrumentos tradicionais sírios. Os três vieram para o Brasil no final de 2013 e se apresentam desde então.

>>> Saiba onde ver presépios natalinos em Curitiba

As apresentações de Natal acontecem nos dias 14 e 20 de dezembro, sempre às 20h, no Bosque de Jesus – espaço da denominação religiosa Irmandade Evangélica Maria do Brasil.

De acordo com Lúcia Ioxca, a apresentação é uma oportunidade para que os participantes conheçam uma nova cultura dentro da experiência do Natal. “As pessoas podem conhecer a nossa história e ouvir músicas de Natal na língua de Jesus, o aramaico”, disse. Ela ainda destaca que a apresentação é uma união entre o povo sírio e o brasileiro. “É a oportunidade de conhecer uma nova cultura e saber como é a integração de pessoas estrangeiras com o povo brasileiro”, afirmou.

De acordo com a irmã Adola Bowers, que organizou o espetáculo, o trio vai apresentar canções natalinas e contar como é ser cristão em um país como a Síria. Além disso, o Bosque iluminado recebe também um teatro com passagens bíblicas e parábolas que falavam sobre o verdadeiro significado do Natal. “Para nós cristãos, o Natal é sobre o nascimento de Jesus e a nossa intenção é que as pessoas reflitam sobre o verdadeiro significado desta data”, explicou a irmã.

Serviço
O Bosque de Jesus, onde acontecem as apresentações, ficam na rua João Guariza, 135, no bairro São Lourenço.

LEIA TAMBÉM 

>>> Seis árvores de Natal em praças e parques para tirar as melhores fotos em Curitiba

>>> Show de luzes do Shopping Mueller é uma das atrações natalinas da cidade