Passeios

Projeto te leva para pedalar e conhecer 10 regiões de Curitiba

Por: Laura Beal Bordin
Projeto te leva para pedalar e conhecer 10 regiões de Curitiba

Quem tem vontade de pedalar por aí, mas precisa de um empurrãozinho, já pode contar com ele. O programa Pedala Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba leva os ciclistas para passear por todas as regionais da cidade – cada um em um dia da semana. A ideia é fazer uma passeio noturno pela cidade, estimulando o uso da bicicleta como meio de transporte, além de estimular a prática de atividades físicas.

Além disso, os passeios são bons para quem quer usar a bicicleta para fazer atividade física e conhecer a cidade, já que as pedaladas variam de 14 a 20 km, sempre com percursos diferentes. Ao longo do percurso os ciclistas são monitorados por guardas municipais ou agentes de trânsito, para garantir a segurança dos participantes. Monitores da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude também acompanham o passeio, guiando os ciclistas.

Não é preciso fazer inscrição prévia para participar dos passeios. É preciso apenas ter mais de 15 anos e usar um capacete para garantir a segurança durante o trajeto.  

Veja os dias e os locais de encontro em cada uma das regionais:

Santa Felicidade (segundas-feiras) – O passeio tem concentração a partir das 19h30, com saída prevista para às 20h. O ponto de encontro é o Posto Ventania, na Rua Francisco Dallalibera, 1539.

Boqueirão (segundas-feiras) – A concentração também acontece às 19h30, com saída às 20h. O ponto da concentração é a Rua da Cidadania do Carmo, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430.

Matriz  (terças-feiras) – A regional Matriz, que envolve o centro da capital e proximidades tem o encontro marcado para às 19h45 na Praça Garibaldi – Rua Kellers, s/n. A saída acontece às 20h15.

Portão (terças-feiras) – Quem faz parte da regional do Portão pode encontrar os outros ciclistas a partir das 19h30 na Rua da Cidadania do Fazendinha, na Rua Carlos Klemtz, 1700. A saída acontece às 20h.

Bairro Novo (quartas-feiras) – Na regional Bairro Novo, a saída está marcada para às 20h, com concentração a partir das 19h30 na Rua da Cidadania do Bairro Novo, que fica na Rua Tijucas do Sul, 1700.

CIC (quartas-feiras) – O grupo de encontra na Paróquia Nossa Senhora da Cabeça / Senai às 19h30 e sai para a pedalada às 20h. A Paróquia fica na Avenida Nossa Senhora da Cabeça, s/n.

Boa Vista (quintas-feiras) – A saída acontece às 20h com concentração a partir das 19h30 nos Arcos da Entrada do Parque Bacacheri. O endereço é Rua Eduardo Geronasso, 1600.

Cajuru (quintas-feiras) – A concentração acontece também às 19h30 na Rua da Cidadania do Cajuru, que fica na Avenida Maurício Fruet, 2150. A saída é programada para às 20h.

Pinheirinho (sextas-feiras) – Mais cedo do que as outras pedaladas, a concentração na Rua da Cidadania do Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2033) acontece às 19h. A saída está prevista para às 19h45.

Tatuquara (sextas-feiras, com exceção da última sexta do mês, que não acontece a pedalada) – A concentração acontece às 18h45 no Centro de Esporte e Lazer Santa Rita, na Rua Carlos Munhoz da Rocha, 620. A saída acontece às 19h15.

LEIA TAMBÉM 

>>> Lugares incríveis para ver as estrelas em Curitiba (se o tempo permitir)

>>> Dez rolês para fazer com R$ 10 em Curitiba