Comportamento

Estresse e o que o sono da funkeira Pocah tem a ver com você

Por: Em colaboração com Pascoal Zani
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Durante uma semana de muito estresse no Big Brother, o Google Trends apontou: um dos assuntos mais pesquisados pelos internautas foi o tempo em que Pocah, participante do BBB21, passa dormindo

Mas, caso você não acompanhe a casa, esclarecemos: Pocah é uma cantora carioca que faz parte do grupo “camarote” do Big Brother Brasil. Até aí, tudo bem. O problema é que ela está sendo acusada – pelos participantes da casa e até mesmo pelo big boss Boninho – de dormir demais. A justificativa da cantora é a de que não está bem emocionalmente.

E se, ao contrário de Pocah, você não desliga nunca?

A maioria das pessoas, em momentos de estresse, não consegue dormir. E como se isso não bastasse, durante o decorrer do dia, acaba por acumular mil tarefas em simultâneo. Essa sobrecarga de funções eleva o cortisol, hormônio relacionado ao stress e afeta – diretamente – a qualidade de seu sono.

E agora: é possível fugir do estresse?

Embora muita gente tenha ouvido falar sobre mindfulness, sua prática ainda é desconhecida e pouco popular. A técnica pode ser sua aliada para reduzir a ansiedade e melhorar seu bem-estar de modo geral. Confira o que o psicólogo Pascoal Zani, de Curitiba-PR, escreveu com exclusividade para o Clube.

Esteja presente

– E esse tal de aqui e agora, heim!? O que é Mindfulness? Como pode ajudar a combater o estresse da vida moderna e, mais que isso, melhorar nosso bem-estar, a forma de viver?

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Bem, o mundo decidiu andar cada vez mais rápido. Hoje recebemos mais informações num dia do que um homem recebia na sua vida inteira há 300 anos. Cabe isso? A luta pela sobrevivência, as exigências acadêmicas, profissionais e relacionais e, ainda, os pensamentos acelerados e preocupados induzem a viver no modo automático, ou seja, a não processar o que está acontecendo. É a moradia perfeita para os vírus da ansiedade, estresse, depressão e outros males da mente.

A Terapia Cognitivo-comportamental, dentre outros protocolos para melhoria de bem-estar, estresse, ansiedade e depressão, abriga a MBCT – Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness. John Kabat-Zinn usa a definição “Estar alerta, de coração aberto, momento a momento, sem julgamento” e sugere treinar, exercitar a mente para viver de modo consciente.

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Atenção Plena

A “Atenção Plena” se torna, então, uma arma poderosa para enfrentar o chamado “Mundo BANI” (em português: frágil, ansioso, não-linear e Incompreensível).

O mundo do estresse

Estamos quase sempre no “mundo dos pensamentos”. Sofremos por décadas enquanto apegados a ele, emaranhados nas preocupações e vivendo “no automático”, no “modo fazer”, num eterno “estar sempre lá e nunca aqui.” 

A proposta é usar a nosso favor os cinco sentidos, “sentir as sensações” para que nossa atenção aumente e aproveitemos a oportunidade de cada experiência, no “modo ser”, conscientes. É como se o Mindfulness dissesse: “tenho uma alternativa muito prática para viver mais leve e produzir melhor: quer tentar?”