Shows

Patti Smith volta ao Brasil em novembro

Por: Bruna Covacci
Patti Smith volta ao Brasil em novembro

É hora de gritar “People Have The Power”com a toda poderosa Patti Smith, que se apresenta em São Paulo no próximo dia 15 de novembro (sexta) no Popload Festival, em São Paulo. O evento tem desconto de 40% em até dois ingressos para quem é do Clube Gazeta do Povo. E, como a apresentação faz parte de um festival, quem for até lá ainda pode curtir outras bandas como “The Raconteurs” e “Hot Chip”.

Patti Smith é uma das mais criativas e agressivas poetas do rock. Começou a estourar com “Horses”, em 1975. O álbum intencionalmente cru, com influências de Jim Morrison e Velvet Underground, trazia uma mistura de spoken word e o punk rock que ela mesma testemunhava nas ruas de Manhattan.

Patti dos anos 1980 conhecia todo mundo e fazia de tudo: era pintora, fotógrafa e poeta. Não à toa, em 2010 lançou seu livro de memórias, o “Só Garotos”, editado pela Companhia das Letras.  Mais de 40 anos depois do seu primeiro disco, sua presença continua marcante tanto em manifestações artísticas como políticas: suas apresentações ao vivo são sempre marcadas pelo engajamento em causas humanitárias e ambientalistas.

Outros trabalhos

Depois de “Horses” lançou “Radio Ethiopia” (1976) e “Easter” (1978) – com o hit “Because the Night” co-escrito por Bruce Springsteen. Em 1988, lançou “Dream of Life”. Em 1996, estreou “Gone Again”, disco produzido depois da morte de Mapplethorpe, de Fred Smith (seu marido), de Todd Smith (irmão) e de Kurt Cobain (de quem era amiga). O álbum é, ainda, o último registro em disco do guitarrista Jeff Buckley, que morreu em 1997.

Patti Smith influenciou toda uma geração do rock, de Michael Stipe, do REM, a Courtney Barnett, passando por Karen O (Yeah Yeah Yeahs), The Smiths, Sonic Youth, U2 e Florence and The Machine, citando apenas alguns. O show em São Paulo promete muitas memórias revividas com humor e melancolia cativantes.