Shows

Palco flutuante da Ópera de Arame abre nesta sexta, confira programação de shows

Por: Aléxia Saraiva
Palco flutuante da Ópera de Arame abre nesta sexta, confira programação de shows

Começa nesta sexta-feira (21) o projeto cultural que promete atrair para a Ópera de Arame 100 mil visitantes por mês: o Vale da Música. Serão 200 horas mensais de shows de música instrumental ao vivo, que acontecem no palco flutuante instalado no lago exclusivamente para as apresentações — garantindo que este seja “o palco com maior número de apresentações do país, talvez do mundo”, como afirma Alan Eccel, sócio da empresa Futura Fonte, realizadora do projeto em parceria com a DC Set Eventos.

Os shows acontecem diariamente de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, e têm programação confirmada até setembro de 2019. Serão três shows em todas as tardes de terças, quartas e quintas-feiras, e quatro em sextas, sábados e domingos.

A entrada de R$ 10 (com meia-entrada de R$5 para todos os curitibanos) garante, além das apresentações, exposições culturais e um tour pela Ópera de Arame, com acesso a espaços que antes só eram abertos ao público em shows, como a plateia do teatro e os camarotes.

Estilos (muito) variados

A curadoria musical fica por conta do argentino Victor Gabriel Castro, morador da capital paranaense há 10 anos, além de compositor e músico. Ele reitera que o objetivo de trazer especificamente a música instrumental é desmistificar a ideia de que o gênero precisa estar sempre ligado à música clássica ou erudita. Por isso, os mais de 50 grupos já confirmados são, no mínimo, ecléticos: clássicos do rock, música camponesa, tango, música indiana, eletrônica e jazz são alguns dos estilos previstos nas apresentações.

LEIA TAMBÉM

>> Nova balada secreta de Curitiba, Raposa mistura design autoral e drinks orgânicos
>> Em mostra sobre cinema, visitante do MIS usa aplicativo pela primeira vez

Para a abertura para o público, quatro bandas estão previstas: Fernando Degui, tocando música regional brasileira; o Dúo Musicas del Mundo e o Quarteto Sax do Vale, com World Music; e Trio Quintina, que traz música progressiva brasileira. Os shows começam às 10h e seguem até 18h.

Prova de que a curadoria promete surpreender foram as músicas da abertura do palco para a imprensa, que aconteceu na terça-feira (18): Smells Like Teen Spirit, do Nirvana; Sweet Home Alabama, do Lynyrd Skynyrd; Penny Lane, dos Beatles e Billie Jean, de Michael Jackson, foram alguns dos sucessos que ganharam novas versões.

A agenda de shows está confirmada até o dia 14 de outubro (confira a programação completa no link abaixo). Em ocasiões especiais, como o dia das crianças, as apresentações são temáticas.