Logo do Whatapp na cor verde

Notícias que a gente gosta imagem com a palabra gosta

Publicado em 24/01/2018

24/01/2018 - Outros

Palacete dos Leões é um espaço histórico que merece ser visitado em Curitiba

Quem passa pelo número 570 da rua João Gualberto, no Alto da Glória em Curitiba, pode ter um vislumbre de como era a alta sociedade curitibana no começo dos anos 1900. O Espaço Cultural Palacete dos Leões BRDE é um casarão centenário, que foi o lar da família de Agostinho Ermelino de Leão Júnior, e hoje em dia, é a casa de programações artísticas diversificadas na cidade.

>>> 23 lugares (incríveis!) para você conhecer no Batel

Suas salas já receberam exposições individuais e coletivas de pintura, desenho, gravura, fotografia e obras tridimensionais. Por ser um espaço público, pequenos concertos e eventos para lançamentos de livros e CDs também podem ser realizados gratuitamente, bastando ao interessado agendar a data com pelo menos 30 dias de antecedência.

>>> Novo azul do Palacete dos Leões causa alvoroço nas redes sociais

As visitas ao casarão são gratuitas e abertas à comunidade. Quem quiser visitar o local, aberto ao público das 12h30 às 18h30, pode fazer uma visita guiada onde descobrirá mais da história do Paraná e da cultura de erva-mate no estado.

Renovações

No ano passado, o Palacete passou mais de 6 meses fechado devido às obras de restauração, que incluíram uma mudança de cor da fachada. Segundo arquitetos e especialistas da Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado que monitoraram a obra, o novo tom de azul é na verdade o mesmo da pintura original de quando a casa foi construída, em 1902. Apesar da restauração já estar concluída ainda não houve uma reinauguração oficial. É que as icônicas estátuas de leões, que dão nome ao Palacete e ficam na entrada do casarão, ainda não voltaram do intenso trabalho de restauração pelo qual estão passando.

Mas o Espaço Cultural já está recebendo normalmente exposições e outras atividades. No dia 25 de janeiro aconteceu o lançamento do livro “Gestão Para Resultados – Muito Além da Teoria”, de Marcos Elias Traad da Silva. Esse foi o primeiro evento do ano no Palacete, que já tem prevista outros lançamentos e uma exposição no dia 7 de março. É a exposição Marcas Urbanas, do fotógrafo Valdir Cruz, que fica exposta no local até o dia 6 de abril.

Mansão Histórica

Mantido e coordenado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Espaço Cultural Palacete dos Leões iniciou suas atividades em junho de 2005,  como mais uma alternativa de promoção cultural no Estado do Paraná. Desde então, a construção histórica de Curitiba recebeu mostras das mais variadas técnicas e linguagens, criando sua própria tradição e sendo incorporada à agenda cultural de Curitiba. Considerado como um espaço nobre, o casarão da Rua João Gualberto, no Bairro Alto da Glória, por si só, é uma obra de arte.

Concluída em 1902 para ser residência da família de Ermelino de Leão Júnior, a construção testemunhou o ciclo da erva mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense, e é hoje tombada pelo patrimônio histórico. O espaço também foi cenário de importantes encontros sociais. Em 1906, por exemplo, hospedou o presidente da República, Affonso Penna, em sua visita à província do Paraná.

Serviço

Endereço: Avenida João Gualberto, 530 – Curitiba

Horário de funcionamento: das 12h30 às 18h (2ª a 6ª feira)

Informações: (41) 3219-8056 e 3219-8134 | www.brde.com.br