Eventos

Paixão de Cristo do Grupo Lanteri deste ano não será em Curitiba

Por: Sandro Moser
Paixão de Cristo do Grupo Lanteri deste ano não será em Curitiba

A apresentação do tradicional espetáculo “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo” do Grupo Teatral Lanteri será em um novo endereço em 2018. A encenação marcada para o dia 30 de março, Sexta-Feira Santa, vai celebrar os 40 anos do grupo e será no Parque Cachoeira, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

>>> Nostalgia: 11 lugares para você se sentir na Curitiba do passado

O diretor artístico do espetáculo, Aparecido Massi, disse que a decisão de mudança de sede aconteceu por questões financeiras e burocráticas, além de outros fatores que influenciaram em conjunto.

>>> Veja como foi a apresentação da Paixão de Cristo em 2017

“Em primeiro lugar, depois que a Pedreira foi privatizada [o uso do espaço foi cedido através de uma concessão pública a uma empresa curitibana] os processos para o uso ficaram mais complexos e mais caros. Há muitos empecilhos técnicos e também o risco do espetáculo não sair quando há outros grandes eventos no mesmo mês”, disse Massi em referência ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que permite o funcionamento da Pedreira.

Massi cita também a impossibilidade de apoio financeiro da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), que neste ano entraria apenas com a cessão da Pedreira, também pesou. “Não percebemos um grande esforço dos órgãos públicos de Curitiba em manter a apresentação na cidade”.

Ele conta que no mesmo dia em que o grupo decidiu que a encenação não seria na Pedreira, recebeu um convite da prefeitura do município de Araucária que além da cessão do Parque Cachoeira também terá um apoio financeiro por meio da lei municipal de incentivo à Cultura.

Massi disse que “lamenta por um lado a saída da Pedreira e de Curitiba por razões afetivas”, mas que o grupo está empolgado com o desafio e as possibilidades que a mudança de local podem trazer para o espetáculo.

Espetáculo grandioso

Conheça o Parque Cachoeira, novo palco da Paixão de Cristo:

“Além do esforço do pessoal da prefeitura e da comunidade de Araucária, o parque é no meio de uma natureza exuberante, tem o dobro de espaço da Pedreira e vai nos permitir fazer um espetáculo ainda mais glorioso”.

A expectativa é de que 20 mil pessoas assistam ao espetáculo que marca os 40 anos de existência do Lanteri. Massi garante que será um das maiores apresentações com mais de 1,2 mil atores e cenários novos e maiores.

Ele também destaca facilidades de deslocamento do público da região sul de Curitiba (área mais populosa do município) e diz “contar com a compreensão do público fiel do evento”.“Nós estamos acostumados a ser itinerante. De repente, estamos encontrando um espaço fixo para os próximos anos”, aposta.  

O espetáculo foi encenado pela primeira vez na Vila São Paulo, em 1978 para um público de apenas 45 pessoas. Depois foi apresentada em outros palcos como o Largo da Ordem, Centro Cívico e, finalmente, Pedreira Paulo Leminski, local que recebeu por diversos anos até 2008 quando a pedreira foi fechada. O espetáculo mudou para o Bio Parque até a reabertura da Pedreira em 2014 quando paixão voltou para lá.

Quer participar do elenco? Ainda dá tempo

Pessoas interessados em participar do elenco ainda podem comparecer no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), na rua Frederico Maurer bairro Boqueirão, neste sábado às 19h (10) e domingo 14h30 (11).