
Dia Mundial da Pizza: comemore com história e desconto
Dez de julho é o dia mundial da Pizza. Por isso, trouxemos sua curiosa e antiga origem: há registros de consumo de uma espécie de pão assado e achatado coberto com especiarias entre egípcios, gregos e romanos. Claro que as coberturas da época não chegavam perto do nível de "gourmetização" atual: imagine Cleópatra comendo pizza de nutella?! Ou então Sócrates, o filósofo grego, pedindo "borda recheada de catupiry"?

Contudo, ao longo do tempo a pizza foi conquistando territórios e se adaptando aos costumes locais. A pizza conforme conhecemos hoje tem sua origem na região da Campânia, sudoeste da Itália, na cidade de Nápoles.
Como surgiu a primeira pizza?
A pizza chegou à Itália através do turcos muçulmanos . Porém, os turcos já haviam assimilado o alimento de outra cultura, a dos fenícios.
A cidade de Nápoles dos anos 1700 e início de 1800 era uma próspera localidade à beira-mar. Tecnicamente um reino independente, notório por sua multidão de trabalhadores pobres, ou lazzaroni. “Quanto mais perto você chegava da baía, mais densa era a população deles, e grande parte de sua vida era feita ao ar livre, às vezes em casas que eram pouco mais que um quarto”, diz Carol Helstosky, autora de Pizza: Uma história global e professora associada de história na Universidade de Denver.
Os primeiros sabores
Os "lazzaroni" (trabalhadores pobres napolitanos) precisavam de comida barata: pães achatados com várias coberturas, consumidos em qualquer refeição e vendidos por ambulantes ou restaurantes informais - atendiam a essa necessidade. As primeiras pizzas da cidade traziam saborosas guarnições ainda hoje apreciadas, como tomates, queijo, azeite, anchovas e alho.
Margherita é a verdadeira pizza!
A Itália se unificou em 1861 e o Rei Umberto I e a Rainha Margherita visitaram Nápoles em 1889. Diz a lenda que o casal, entediado com sua dieta de alta cozinha francesa, pediu uma variedade de pizzas da Pizzeria Brandi , a sucessora da Pizzaria Da Pietro, fundada em 1760.
Curiosidade: a Pizzeria Brandi existe até hoje em Nápolis. Confira no link ou no facebook da Brandi

A variedade que a rainha mais gostou era de mussarela, naquela ocasião, uma torta aberta coberta com queijo branco macio, tomate vermelho e manjericão verde (coincidência ou não, sua pizza favorita tinha as cores da bandeira italiana). A partir de então, a combinação foi chamada pizza Margherita.

Hmmm...deu vontade? Então experimente a pizza Margherita da Abaré Pizzaria. É deliciosa e assinante Clube tem 15% de desconto. Confira nesse link.
Quando a pizza chegou na América do Norte
No final do século 19 e início do século 20, os napolitanos recém-chegados aos Estados Unidos procuravam empregos nas fábricas. Enquanto isso, faziam suas pizzas crocantes em Nova York e em outras cidades americanas, incluindo Trenton, New Haven, Boston, Chicago e St. Louis. De forma relativamente rápida, os sabores e aromas da pizza começaram a intrigar não-napolitanos e não-italianos.
Uma das primeiras pizzarias nos Estados Unidos foi a G. (para Gennaro) Lombardi's na Spring Street em Manhattan, 1905. A Lombardi's, ainda está em operação, embora não no local original.
E finalmente, no Brasil!
Claro que a primeira pizzaria oficialmente surgida no Brasil só poderia ter surgido no Brás, em São Paulo. Carmino Corvino abriu a Cantina Santa Genoveva em 1910 - a mais antiga do país. Infelizmente a Santa Genoveva foi fechada há algum tempo, mas a cidade paulista ganhou fama nacional como a capital brasileira da pizzas: inclusive com a famosa pizza paulistana (molho de tomate, mozzarella, presunto, cebola, ovo cozidos e azeitona preta ou verde). Na Mercearia Anos 30, assinante Clube tem 15% de desconto num sabor bem parecido com a paulistana a Pizza Portuguesa. Confira no link "Mercearia Anos 30" e veja como validar seu desconto.
Curiosidades:
- Atualmente existem 40mil pizzarias em funcionamento no Brasil. Se tem um negócio que prosperou com a pandemia, foi esse. (fonte: miriamgasparin.com.br)
- Com a pandemia, o brasileiro aumentou o consumo de pizza em 7%, passando de 10 a 17%, de acordo com dados divulgados pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil/jan.2021;
- A pizza de calabresa é a mais vendida no país;
- A maior rede de pizzarias do mundo é a americana Domino´s. Aliás, a Domino´s é parceira do Clube e oferece 30% de desconto para assinantes. Confira, peça e delicie-se. Afinal, dia 10 de julho é o Dia Mundial da Pizza!