Bares e Baladas

Inspirado no berço dos Beatles, bar abre em Curitiba com novo palco para o rock

Por: Sandro Moser
Inspirado no berço dos Beatles, bar abre em Curitiba com novo palco para o rock

Inspirado no pub que foi o berço dos Beatles, o The Cavern CWB inaugura nesta sexta-feira (21) com a missão de devolver o rock à rua Trajano Reis e ao centro histórico de Curitiba. 

O pub vai funcionar num endereço histórico da boêmia local: Trajano Reis, 326, o mesmo imóvel que abrigou os bares Birinaites, Wonka e Vitto. O Cavern CWB terá música ao vivo todas as noites e em uma delas será totalmente dedicada aos Beatles.

>>> Os bastidores da passagem de Paul McCartney pelos palcos 

Foram as semelhanças entre o porão da casa com o teto em arco e tijolos do Cavern Club original que deram ao empresário, Emílio Schulte, a ideia de montar a versão brasileira do bar em que os Beatles começaram a tocar em 1961 e no qual fizeram cerca de 300 shows até estourarem mundialmente em 1963.

Bar que serviu de inspiração para o Cavern CWB. Foto: AFP.

Schulte, mais conhecido como Elvis, morou na Inglaterra no começo do século XXI e notou as semelhanças arquitetônicas e de perfil das duas casas. “Meu sonho era ter o meu bar. Eu passei aqui na frente, vi a placa de aluga-se e pensei “é agora”. Em dez minutos fechei o negócio”, conta. 


Imagem do Porão do Cavern Club original em Liverpool. Foto:reprodução. 

O bar é uma sociedade de Elvis com sua esposa Joyce da Costa, que topou “meter as caras, dividindo investimentos e tarefas”. “O bar estava bem estruturado e a gente só está dando nossa cara até porque a casa tem bastante história”, disse Joyce. Na noite desta terça (19), o casal trabalhava dando os últimos ajustes na decoração do local.

O bar ficará aberto de terça a domingo, sempre com atrações de musica ao vivo. De terça a quinta a entrada é livre e a casa abre as 18h30. Às sextas e sábados, o ingresso custará R$ 10.  

“Nós acreditamos que tem um espaço no mercado para o rock aqui na região para o público que gosta de rock e blues, um pub que funcione todos os dias com preços honestos”, disse Elvis.

A programação do The Cavern CWB será a seguinte normalmente, a partir das 21h: às terças-feiras, noites de blues. Toda quarta-feira é a noite especial em homenagem aos Beatles. Às quintas, a casa abre espaço para música brasileira. Nas sextas-feiras, o palco está reservado para as bandas de rock autoral e os sábados reservados para festas especiais.

Programação e festa de Natal
Neste primeiro final de semana, o The Cavern CWB abre sexta (21), sábado (22) e domingo (23) e faz um especial de rock de Natal na noite do dia 24. Depois, a casa fecha e reabre na sexta-feira, dia 4 de janeiro.“Acreditamos no potencial da proposta criando um espaço para fãs de musica de todas as idades”.

A cozinha vai abrir em fevereiro, ou até que o alvará seja renovado. No cardápio, a casa programa um sincretismo Liverpool/Curitiba: o fish’n’chips, o hambúrguer e a carne de onça como os carros-chefe. Aos domingos, a casa vai abrir a partir das 11h. O próprio Elvis vai comandar a churrasqueira e preparar o famosos filé de igreja com os acompanhamentos clássicos como farofa, salada e maionese.

A ideia, explica Elvis, é criar uma atração musical nas tardes de domingo a cargo de um show acústico do guitarrista e cantor Fábio Elias, da Relespública. Além de cervejas de várias marcas e os drinques da coquetelaria internacional, o The Cavern CWB aposta no Chope de 500 ml, da marca Gauden, a R$ 10.