Perfil

Mulheres que fazem cerveja: conheça Isadora, a mestre cervejeira da ØL Beer

Por: Laura Beal Bordin
Mulheres que fazem cerveja: conheça Isadora, a mestre cervejeira da ØL Beer Processed with VSCO with au5 preset

Há quem diga que mulheres não gostam, nem entendem de cerveja. Mas, uma grande prova desse erro é a história de Isadora Neier, 26 anos, mestre cervejeira da ØL Beer – que não apenas, gosta, entende, mas faz cerveja artesanal, comandando a fábrica da cervejaria, que fica em São José dos Pinhais. 

Isadora começou, como grande parte das mulheres, apreciando cervejas. A partir do momento que começou a viver o mundo da cerveja artesanal, ficou fascinada. “É um mundo muito diferente, com muitas experiências sensoriais. Eu já não queria apenas tomar cerveja, eu queria fazer cerveja”, conta. 

Isadora estava no último período do curso de Relações Internacionais, mas a sua verdadeira vontade era produzir sua própria cerveja. E assim começou, fazendo cervejas caseiras, buscando cursos e se aprimorando. “Era meu último mês na faculdade, estava apresentando o TCC, não tinha um emprego. Terminei o curso e logo depois comecei a cervejaria”, conta. 

Eduardo Vosgerau e Isadora Neider, sócios da ØL Beer. Fotos: Lucas Dias/ Clube Gazeta do Povo

Para começar o seu negócio, Isadora passou um ano em Blumenau (SC) estudando para ser mestre cervejeira. Em 2017, a ØL Beer nasceu e Isadora começou a fazer as cervejas em sua própria fábrica. Junto com o seu namorado e sócio, Eduardo Vosgerau, 29 anos, ela uniu a vontade com o conhecimento que adquiriu. “A gente viu a oportunidade de fazer o que a gente gosta”, disse. 

Isadora conta que, assim como em vários outros setores do mercado, as mulheres passam por discriminação dentro do mercado cervejeiro. “Existe um movimento muito grande de mulheres entrando nesse mundo, mas acho que vai levar um tempo para mudar. São muitos obstáculos para que isso aconteça”, afirmou. 

A mestre gosta sempre de compartilhar uma história que leu em alguns dos seus muitos livros sobre cerveja. Segundo conta a história, a cerveja foi originalmente inventada por mulheres. “Muito antigamente, quem produzia a cerveja eram as mulheres e, montando seus bares, elas começaram a ser independentes. Como perceberam que elas estavam crescendo, tomaram isso delas. Eu gosto de frisar isso, porque cerveja sempre foi uma coisa de mulher. Isso dá uma quebrada no preconceito”, contou. 

Para experimentar a cerveja pensada e produzida pela Isadora, é só fazer seu pedido pelo Whatsapp (41) 99882-1077. Os pedidos acima de R$ 60 para Curitiba e São José dos Pinhais tem frete grátis. São vários rótulos de cerveja em garrafa ou em growlers, que são entregues na sua casa. E o melhor: assinantes do Clube têm 15% de desconto nos pedidos. 

OL BEER

OL BEER

Bares e Baladas

15% em desconto para clientes do Clube