Petshop e Saúde Animal

Mostra pet no fim de semana vai trazer a raça dos “gatos gigantes”

Por: Flávia Schiochet
Mostra pet no fim de semana vai trazer a raça dos “gatos gigantes”

Quem gosta de preencher o tempo livre vendo vídeo de gatos na internet pode trocar a atividade virtual pela física. No sábado (22) e domingo (23), a Sociedade Morgenau, em Curitiba, terá mais de 100 gatos em exibição. Serão 15 raças vindas do sul e sudeste do Brasil para participar da 21ª Mostra Internacional de Gatos das 13h às 18h30. A entrada é gratuita e a organização coleta leite em pó para doação.

Os gatos e seus tutores vêm do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Uruguai para competir na mostra. As raças persa, ragdoll, himalaio, exotic shorthair, maine coon, bengal, American curl, Scottish fold, Norwegian forest, Scottish straight, sphynx, donskoy, sagrado da Birmânia e doméstico estarão presentes.

Dos mais diferentes aos olhos dos leigos, estão o maine coon, conhecido por ser a raça dos gatos “gigantes”. Espécimes dessa raça podem chegar a pesar doze quilos e medir 80 cm de comprimento e 40 cm de altura. Os gatos Scottish fold são conhecidos por suas orelhinhas deitadas para frente e o American Curl, por terem as orelhas dobradas.

Gatos persas são mais comuns atualmente, por serem animais de companhia e não tão ativos quanto siameses, por exemplo. Foto: Aniele Nascimento/Arquivo Gazeta do Povo

“É um campeonato de padrão de raça”, explica Vera Gabardo, organizadora do evento e fundadora e presidente do Clube de Gato do Paraná. “É avaliado o padrão da raça, como no caso do persa, que tem patas e cauda curtas, orelha pequena. É um gato mais roliço”, detalha.

O persa é um dos gatos mais populares atualmente e ocupa o posto em que estava o siamês décadas atrás. “Os criadores começaram com siamês, mas hoje quase ninguém mais cria porque o perfil de comportamento que não é para apartamento, onde a maior parte das pessoas vivem hoje em dia”, explana a organizadora. O persa, por sua vez, é um gato calmo, próprio para companhia.

Oito gatos domésticos estão inscritos no campeonato e competem entre si. “Como o gato doméstico não tem um padrão por não apresentar uma raça definida, o juiz avalia pela beleza”, diz Vera.

O público poderá assistir aos juízes avaliando os gatos de raça e também os domésticos previamente inscritos. Foto: Aniele Nascimento/Arquivo Gazeta do Povo

O campeonato de beleza é organizado pelo Clube do Gato do Paraná e tem patrocínio da PremierPet. Dois juízes brasileiros e dois juízes franceses se intercalam entre sábado e domingo para avaliar os animais inscritos previamente. Por uma questão de segurança sanitária, não será permitida a entrada de outros animais na mostra.

A quantidade de leite em pó coletada pelo evento será doada para as instituições Programa do Voluntariado Paranaense – PROVOPAR e CIAF – Central Integrada de Apoio Família. O mesmo peso será doado em ração para ONGs que cuidam de gatos abandonados. “Já tivemos a oportunidade de arrecadar mais de 10 toneladas”, relembra Vera. A expectativa para a edição de 2019 é de que passem duas mil pessoas pelo evento.

O público poderá ver os gatos em suas tocas, acompanhar o julgamento das raças e do gato doméstico, tirar dúvidas com um médico veterinário sobre comportamento e saúde dos animais e aproveitar a feira de produtos especializados para felinos, com brinquedos, caminhas, tocas, arranhadores e outros. As ONGs Beco da Esperança e Projeto Ajudei estarão com sua lojinha com camisetas e canecas à venda.

A entrada para a mostra internacional de gatos é gratuita, mas os organizadores estarão coletando uma lata de leite em pó por pessoa para doação a instituições de ação social em Curitiba. Público poderá ver os mais de 100 gatos em exposição, cada um em seu espaço com toca, água e comida. Foto: Aniele Nascimento/Arquivo Gazeta do Povo

O Clube do Gato

O Clube do Gato do Paraná é uma associação de criadores. A instituição é responsável pelo evento anual e mostras pontuais em outros lugares, como em pet centers. O objetivo é compartilhar informações sobre gatos e conscientizar sobre a saúde dos felinos e a importância da castração. O Clube do Gato emite certificados de pedigree e tem mais de 180 associados no Brasil. São filiados da associação internacional de criadores de gato, sediada nos Estados Unidos, The International Cat Association (TICA).

LEIA TAMBÉM

>>> Curitiba vai ganhar o primeiro museu da água do Brasil

>>> Festival do pão com bolinho tem mais de 50 opções a R$ 12

>>> Você se acha parecido com seu pet? Então participe do concurso no MON