Cinema

Mostra na Cinemateca traz filmes japoneses com sucesso de bilheteria

Por: Sandro Moser
Mostra na Cinemateca traz filmes japoneses com sucesso de bilheteria

Três longas metragens e uma animação que fizeram muito sucesso de público no cinema japonês nesta década são os filmes escolhidos para a Mostra de Filmes Japoneses que começa nesta quinta (18) na Cinemateca de Curitiba.

O festival é promovido pelo Consulado do Japão em Curitiba em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Todos os filmes têm áudio original em japonês e legendas em português.

Um dos destaques da programação é o filme O Sol Se Põe na Terceira Rua, do diretor Yamazaki Takashi. O longa amealhou diversos prêmios e levou mais de 2 milhões de espectadores aos cinemas nipônicos. O filme foi exibido no festival da Bienal de Curitiba em 2016 e mostra o Japão da década de 1960, em franca expansão duas décadas depois da 2ª Guerra e retrata um grupo de pessoas comuns que tem sua vida mudada por um evento extraordinário.

O filme que fecha a mostra, A Tale of a Samurai Cooking (Uma Lenda da Cozinha Samurai), retrata o período da dinastia Edo (1603 – 1868) e mostra a formação da culinária japonesa que nós conhecemos hoje.

VEJA A SINOPSE E OS HORÁRIOS DE CADA UM DOS FILMES