Notícias que a gente gosta 

Publicado em 19/10/2017
Mostra da Bienal de Curitiba expõe fotos feitas por deficientes visuais
Abre neste sábado (21) na Biblioteca Pública do Paraná (BPP) a partir das 8h30, a exposição fotográfica Te empresto meus olhos. Na mostra são apresentadas as fotos feitas durante a Oficina de Fotografia para Pessoas com Deficiência Visual, promovida há três anos pela BPP e ministrada pela fotógrafa Juliana Stein.
A Gazeta do Povo acompanhou o processo desta oficina em 2015. Veja como foi aqui.
A mostra faz parte da programação da Bienal de Curitiba 2017 e fica em cartaz até 30 de dezembro no hall térreo da BPP, com entrada é gratuita. As fotografias realizadas pelos alunos da oficina serão expostas em 3D e em braille. Também serão projetadas imagens com os bastidores das atividades.
A coordenadora Juliana Stein explica que a exposição é “fruto de experimentação nos campos da fotografia e percepção de mundo”.
Ele conta que o nome Te Empresto Meus Olhos vem do interesse em “observar certas práticas e usos que fazemos dos nossos processos de ver”. “A pessoa com deficiência visual não vê como eu vejo mas eu também não vejo como ela vê”, disse Juliana Stein.
Os alunos Adriana Barbosa, Isabel Bruck, Wagner Bittencurt, Antônio Nunes e Anastácio Braga, que acompanham a oficina desde seu início, assinam as fotografias da mostra.
“Cada um vem descobrindo e aprimorando formas de experienciar a fotografia. Por exemplo, o toque do que está sendo fotografado, a noção espacial, a presença e ausência de luz”, explica Adriana Barbosa.
Oficinas seguem em 2018
Voltada para deficientes visuais parciais ou totais, a Oficina de Fotografia para Pessoas com Deficiência Visual funciona desde 2015. Os alunos não precisam ter equipamento fotográfico, apenas um celular com câmera. Em 2018, uma nova turma será montada.
LEIA MAIS
>>> Oito mostras imperdíveis na Bienal de Curitiba