Exposições

Exposição de Natal tem mais de 120 minipresépios no MON

Por: Sandro Moser
Exposição de Natal tem mais de 120 minipresépios no MON

A partir desta terça-feira (18) até o dia 6 de janeiro de 2018 — o “dia de reis”, quando a tradição católica pede que os presépios sejam desmontados —, o Museu Oscar Niemeyer (MON) abriga uma mostra com mais de 120 minipresépios.

A exposição contempla artistas locais e internacionais que participaram de várias edições do concurso de minipresépios. Hélio Leite e Efigênia Rolim são dois dos artistas locais que têm obras no acervo.

>>> "8 parques aquáticos na região de Curitiba

A exposição é uma das atrações do MON, que ficará aberto durante as festas em horários especiais. O museu fecha nos dias 24 e 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro. Nos demais dias, o MON abre das 10h às 18h com acesso até 17h30. Todas as quartas a entrada é gratuita.

Os presépios em miniatura são uma tradição do Natal curitibano desde pelo menos 1992, quando a exposição foi criada pela primeira vez pela ONG Universidade Livre do Artesanato e Cultura Popular do Paraná (UNIART).

Os materiais utilizados na confecção dos minipresépios são os mais diversificados: desde vidros, lacres de latinhas, giz, casca de ovo, conchas, lâmpadas, sucata, moedas, fios, cápsulas de remédios passando por sementes, madeira, plástico e materiais recicláveis.