Teatros

Maior ballet flamenco do mundo se apresenta em duas noites em Curitiba

Por: Sandro Moser
Maior ballet flamenco do mundo se apresenta em duas noites em Curitiba

Principal ícone da dança flamenca no mundo, a Compañía Antonio Gades, volta a Curitiba para encenar o espetáculo Carmen no Teatro Guaíra em duas datas na próxima semana. O ballet será apresentado nos dias 09 (terça) e 10 (quarta) de abril às 21h.

Os ingressos custam entre R$ 200 e R$ 75, de acordo com o setor do teatro e podem ser comprados aqui.

>>> Conheça os botecos que concorrem ao título de melhor de Curitiba

Criado pelo bailarino e coreógrafo Antonio Gades (1936-2004) o balé Carmen é a peça de maior destaque do repertório do grupo e vai levar ao palco a sensualidade e beleza da cigana Carmen que enfeitiça os homens até levá-los à tragédia.

Gades é uma figura das mais importantes na dança e no teatro europeu do século 20, uma verdadeira lenda da dança. Atual diretoria da trupe que leva o nome de gades, Stella Arauzo diz que o grupo segue sendo um dos mais importantes do mundo, pois consegue manter vivo nos palcos o legado do “bailaor”.

Stella explica que um bom espetáculo de flamenco não podem faltar “uma boa direção de cena, som, um tablado, iluminação e artistas estupendos”.

“No caso especial da Compañía Antonio Gades é preciso disciplina, rigor e trabalho coletivo e uma equipe técnica em que luzes, som e figurinos estejam afinados com o caminho da filosofia Gades”. Como bailarino e coreógrafo, Gades foi o mais destacado estudioso e difusor do estudo da cultura popular do sul espanhol

Gades e Saura

Sua maior conquista foi transformar o flamenco em uma arte dramática, algo que se consolidou mundialmente em 1981, no seu encontro com o cineasta Carlos Saura quando levaram os balés Carmen e Bodas de Sangre para as telas do cinema.

Os filmes tiveram enorme sucesso em todo o mundo e foi decisivo para levar o nome de Gades e do flamenco além da fronteira espanhola. Inspirado livremente na obra do romancista francês Prosper Merimée, o ballet Carmen causou impacto como a primeira obra cênica de Gades e Saura.

A partir da música criada por Bizet para a ópera homônima, Gades contrapôs à sensualidade, paixão, amor e rivalidade que reverberam no flamenco.

A respeito de Carmen, a diretora acredita que a história encante tanto por que tem a força de um mito. “Carmen atrai pelas paixões que reencarna. A sensualidade, a beleza, a feminilidade. Sobretudo, pela sensação animal de liberdade”, disse.