Museus

MAC abre exposição com obras criadas por mulheres

Por: Sandro Moser
MAC abre exposição com obras criadas por mulheres

Se fizermos uma separação por gênero do criador de cada obra do acervo Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR) a diferença é notável: há cerca de 500 peças produzidas por mulheres artistas contra aproximadamente 1,3 mil feitas por homens.

Leia Também

>>> Seis lugares roots para curtir o rolê em Curitiba

Há quase o dobro de assinaturas masculinas no acervo do MAC. Foi este desequilíbrio que motivou a curadoria da exposição "Estamos aqui! Relevos no Horizonte do Acervo do MAC", inaugurada no último dia 15 de maio, na sala 9 do MAC. Temporariamente em razão da reforma de sua sede, o MAC está funcionando nas dependências do Museu Oscar Niemeyer.

Com curadoria da diretora do MAC-PR, Ana Rocha, a mostra reúne o trabalho de 15 artistas mulheres (11 que integram o acervo e quatro convidadas): Ana Gonzalez, Cristina Agostinho, Deborah Santiago, Eliane Prolik, Elizabeth Titton, Erica Storer Araújo, Isabella Lanave, Fabiana de Barros, Guita Soifer, Janete Fernandes, Juliana Gisi, Mainês Olivetti, Marga Puntel, Marta Neves e Maya Weishof.

De acordo com Ana Rocha, mostrar o acervo do museu junto com outras artistas contemporâneas faz parte de um conceito de “remixagem”, prática que tem origem na música, mas que é levada também para áreas como arquitetura, moda e na própria arte.

Todos os trabalhos expostos em "Estamos aqui!", segundo a curadora, referem-se ao corpo de diversas maneiras e o coloca como centro para falar de temas como identidade e consumo.

MAC-PR faz 50 anos

Criado em 1970, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná completa 50 anos em março de 2020. Desde o início é o espaço de tendências e discussões sobre arte contemporânea no Paraná. Atualmente o acervo é composto por 1,8 mil obras de artistas paranaenses e brasileiros, além de estrangeiros. É referência em pesquisa e documentação no Estado para pesquisadores da área e realiza ações de arte e educação para a comunidade. Sua sede, (no centro de Curitiba, onde estava desde 1974) está fechada para reforma e restauro. Por enquanto, o MAC-PR funciona nas salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer (MON).