Outros Serviços

Arigatô: um roteiro de lugares inspirados no Japão

Por: Da redação
Arigatô: um roteiro de lugares inspirados no Japão

Mais de 35 mil descendentes de japoneses moram em Curitiba. A influência da cultura, hoje em dia, é notável por todos os cantos. Adotamos, por exemplo, a gastronomia do país asiático como opção do dia a dia. Construções em estilo típico, uma praça destinada a etnia são alguns marcos dos japoneses na cidade. A seguir, confira o roteiro do Guia Gazeta do Povo + Clube com lugares para curtir e celebrar o Japão por aqui. 

Palácio Hyogo 

Um bom lugar para tirar fotos, o Palácio Hyogo é um grande exemplo da arquitetura japonesa na cidade. Foi fundado em 1996 e, atualmente, abriga a Câmara de Comércio e o Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão. Lá é possível visitar uma biblioteca, além do auditório, sala de exposições e uma sala com fotos e informações de Himeje, cidade japonesa irmã de Curitiba.

Azuki Sabores do Japão

Comida japonesa? O Azuki é um restaurante que trabalha com serviços de rodízio ou à la carte. No rodízio o charme fica por conta das esteirinhas que vão passando infinitas delícias tradicionais. 

Praça do Japão

A clássica praça japonesa em Curitiba não poderia ficar de fora da lista. Além do jardim e da arquitetura que remetem à cultura japonesa, o local também é o Centro Zen Budista de Curitiba, recebendo visitantes que querem conhecer mais sobre o Budismo Zen e praticantes que contam monge para auxiliar na prática.

Izakaya Hyotan

"Izakaya" significa um boteco tipicamente japonês pra beber e petiscar, comum no Japão e no bairro da Liberdade em São Paulo. Geralmente esses locais são bares pequenos e bem aconchegantes, com o proprietário do local atendendo e administrando o negócio. O Hyotan não tem sushis e sashimis no cardápio, pois não serve nada cru. O diferencial são os petiscos típicos do Japão, como espetinhos variados, bolinho de polvo e guioza, além de uma seleção de saquês.

Taj Bar

A decoração é pra lá de temática, mas um dos atrativos é a gastronomia: às segundas, por exemplo, são servidos barquinhos de sushi e sashimi com 50% de desconto. 

Tokyo-u Bar

Esse é um bar secreto, imperceptível aos olhares desatentos. O Tokyo-u fica dentro do restaurante Miyako, tem decoração neon e faz o estilo "sente-se no balcão e beba um drink tipicamente japonês". O bar preparou várias promoções para 2018! Todos os dias da semana até as 21h, tem double de Moscow Mule, Caribbean Mule e Tijuana Mule, todos drinks clássicos da casa, por R$20, além de iscas de tilápia por R$ 8.

Mercado Municipal

Muitos descendentes de japoneses têm bancas no Mercado Municipal, lá você também encontra produtos típicos e até uma loja que vende quimonos tradicionais, a "Japonique".