
IPVA 2022, seguro, manutenção: você está preparado?
Valor com impostos como IPVA, manutenção, seguro, eventuais reparos e outras despesas inevitáveis pode ultrapassar R$ 15.000,00.
De acordo com o site Kelley Blue Book Brasil (KBB), especializado em pesquisa de carros, esse é o valor estimado de gastos que um proprietário de veículo de modelo compacto da marca Chevrolet irá desembolsar em 2022 no Brasil.
Confira item a item:
IPVA 2022 MAIS CARO
Você já deve ter notado que a pronta-entrega de veículos zero km é algo raro. De modelos mais simples aos mais caros, o tempo médio de espera dos novos proprietários pode chegar até seis meses. Consequentemente, o valor dos seminovos aumentou, em termos gerais, 30% - o que significa que este é o índice de reajuste do IPVA 2022, já que o imposto é calculado sobre o valor venal do veículo com base na Tabela Fipe.
EM SEIS MESES, 10% DE AUMENTO
Para se ter ideia, de acordo com Tabela Fipe (cód 004512-8) de janeiro de 2022, o preço de um zero km do tipo Chevrolet Ônix o 1.0 5 12V 5 marchas aumentou 10% apenas no período entre agosto/2021 e janeiro/2022, passando de R$ 69.937,00 para R$ 77.845,00.
IPVA
Apenas ao retirar o veículo da loja, o consumidor já desembolsará mais R$ 3.113,00 de IPVA (conforme alíquota de 3,5% do Estado do Paraná).
COMBUSTÍVEL
Porém, ninguém sai do lugar de tanque vazio. E aí já se vão mais R$ 344,00 para o nosso feliz proprietário encher o tanque de seu Ônix (considerando que ele o faça no posto de combustíveis mais barato da cidade, de acordo com a pesquisa realizada no site da ANP na primeira semana de janeiro:
Auto Posto California Ltda | Avenida Anita Garibaldi, 1805 | 5,949 |
SEMINOVOS: VALORIZAÇÃO AJUDA OU ATRAPALHA?
Entretanto, vamos considerar a condição da maioria dos motoristas veículos do mercado: proprietários de carros usados, ou seminovos:
O dono do Ônix 2020 modelos mais simples, possuía um veículo que apenas há um ano, tinha seu valor de mercado estimado em R$ 46.000,00 (tabela FIPE). Hoje, esse mesmo veículo vale R$ 60.940,00, ou seja: variação de 30% em um ano.
Opa, e aqui uma ressalva: agradecemos ao leitor P.Fons**a que nos enviou um email alertando sobre um link enganoso da Tabela Fipe - o qual também passou por nossos filtros. Obrigada P.Fons**a!
"Nossa! Que investimento, hein?" Só que não. Porque o dono do Ônix 2020 vai desembolsar aproximadamente R$ 2.140,00 de IPVA.
MANUTENÇÃO
Se o Ônix 2020 irá completar 30mil quilômetros rodados em 2021, ainda se vale da revisão de fábrica: o que significa um valor estimado de R$ 650,00. Porém, na revisão dos itens conforme promessa da montadora (fora óleo e filtros) sempre aparecerá alguma surpresa.
Pneus
Outro item a se observar, pois de acordo com os fabricantes, estima-se a vida média de um pneu entre 40 a 80mil quilômetros. Mas você mora em Curitiba e provavelmente desfruta do prazer de cair em uma cratera ou outra que habita tantas das ruas de nossos bairros. Logo, é hora de trocar, ao menos, os pneus da frente. Vá lá: mais R$ 400,00 cada um, R$ 800,00 no total.
Alinhamento e Balanceamento
A dupla que acompanha a troca de pneus também atende pelo nome de R$ 200,00 (em média).
Amortecedores
Os kits com as peças e outros componentes da suspensão vão custar entre R$ 550 e R$ 900, conforme a loja e a empresa fornecedor.
Seguro auto 2022
A AutoCompara, plataforma de cotação de seguros 100%, estimou que o seguro do Ônix 2020 varie entre R$ 3.100 a R$ 4.000,00 (perfil homem, 40 anos, casado).
Além dos itens acima relacionados, vamos imaginar pequenas eventualidades comuns. Por mais cuidadoso que seja o motorista, ninguém é dono de uma estrada própria. Logo, acidentes acontecem e sabemos que pequenos consertos pesam no bolso - mas não a ponto de acionar a franquia mínima do seguro do carro.
Por exemplo: o farol completo do lado do motorista do Onix pode custar de R$ 1.700 a R$ 2.300. Já uma grade frontal do hatch terá preços entre R$ 90 e R$ 180, mas o conjunto todo, com o para-choque da frente, não sai por menos de R$ 2.000.
Tem opção?
Ou seja, se pensarmos bem, a experiência passa a ser mais relevante que a posse. Não à toa, muitas empresas terceirizam suas frotas aos serviços de locação de veículos ou mesmo a assinatura de carros. Entre os parceiros do Clube, a V1app veio como opção para atender às demandas de nossos próprios assinantes.
Através de um código, assinante Clube têm desconto exclusivo na assinatura do veículo, independente da época do ano. Outro atrativo da V1 é a possibilidade de locar o auto apenas por meio período. Uma vantagem única que só a V1 tem. Clique aqui e confira.
Fontes: site FIPE, KBB (Kelley Blue Book), ANP - Agência Nacional do Petróleo, seção Paraná, Curitiba. Imagem de capa: Shuttterstock.