Como cuidar do corpo e reforçar a imunidade no Outono

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Como cuidar do corpo e reforçar a imunidade no Outono

Você já prestou atenção na forma com que o corpo reage a cada estação do ano? Em algumas delas, ficamos mais animados e, em outras, introspectivos. E há épocas em que ficamos mais propensos a desenvolver alguns tipos de doenças! Os orientais observaram isso há muitos anos, e este conhecimento é estudado e ensinado pelo Pa-Kua.

De acordo com o mestre de Pa-Kua Sérgio Murilo, tudo está interligado: “as mudanças que acontecem na natureza afetam as pessoas, os animais e o ambiente. E é muito fácil observar isso com as estações climáticas!”. O Outono está no “meio do caminho” entre a estação mais extremas – quente (verão) e gelada (inverno). “Saímos da agitação do verão e vamos para um momento mais tranquilo, que nos prepara para o inverno”.

É nesta época do ano que as pessoas costumam ter problemas respiratórios e outras complicações: alergia, tosse, resfriado, gripe e até secura na pele. Para o Pa-Kua, nesta estação o pulmão e a pele têm a energia no seu ápice, causando desarmonias (como as doenças) por conta do seu excesso.

“Para harmonizar o corpo precisamos fazer exercícios que controlem a energia destes elementos; como a respiração profunda e lenta”. É hora de resguardar o corpo e proteger a energia, mas tudo sem ficar parado. Uma dica é praticar Yoga e Tai Chi.

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CUIDE NA HORA DE COMER!

É hora de reforçar o organismo para a chegada do Inverno. Sérgio indica o consumo de alimentos quentes. “Arroz integral, alho, cebola, inhame, maçã, pêra, repolho, couve-flor… E, claro, beber bastante água”. Na lista dos alimentos a serem evitados entram os açúcares, laticínios, glúten e comidas gordurosas em geral.

AJUDA EXTRA

O mestre explica que é possível utilizar as vias de energia do corpo (as mesmas utilizadas em acupuntura) para ficar mais forte e harmônico neste período. Nessa época, a dica dele é pressionar o ponto 5 da via do Pulmão, responsável por dispersar o excesso de energia acumulada por conta da estação.

O ponto fica localizado na linha de flexão do cotovelo. “Vamos pressionar por cerca de 1 minuto em ambos os braços, pelo menos uma vez ao dia”, ensina.

Pequenos cuidados são essenciais para manter nosso corpo e mente saudáveis; principalmente durante a quarentena. Se você ficou interessado em saber mais sobre as relações da medicina chinesa, as estações e o nosso corpo, conheça o nosso parceiro:

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