Passeios

Igrejas ucranianas preservam tradições e são opções de passeio em Curitiba

Por: Anna Sens, com informações de Stephanie Abdalla*
Igrejas ucranianas preservam tradições e são opções de passeio em Curitiba

Uma igreja ucraniana chama atenção pela cúpula, exuberante, na parte externa. No interior, a principal característica é o uso de bordados feitos à mão logo na entrada, além do uso de ícones nas paredes. Em Curitiba, são mais de dez, construídas por imigrantes ao longo do século XX.

 

Até hoje, “essas igrejas seguem sendo importantes para os descendentes dos imigrantes, porque é uma forma de manter a cultura viva”, segundo o padre Joaquim Fedowicz, pároco da Catedral Católica Ucraniana de Curitiba.

Ele conta também sobre a liturgia ucraniana, diferente da católica latina. “Aqui no Brasil, não há grande rivalidade entre a igreja católica ucraniana e a ortodoxa ucraniana, embora a crença seja diferente”, ele explica. As missas são feitas em ucraniano e em português e todos podem acompanhar os ritos.

>>> Quanto custa conhecer Curitiba de helicóptero?

A arquitetura é inspirada no estilo bizantino, ao qual foi acrescido elementos ocidentais até ganhar uma característica própria. Cores claras, construção curvilínea e detalhes na parte interior fazem das igrejas ucranianas um belo lugar para conhecer.

Por isso, o Guia Gazeta do Povo preparou um roteiro com as igrejas ucranianas que ficam em Curitiba, localizadas em diversos bairros, para quem gosta de arquitetura e história. Confira.

Igreja Ucraniana Católica Nossa Senhora Auxiliadora

A igreja foi construída entre 1963 e 1970, em alvenaria. Antes disso, outras duas matrizes haviam sido construídas: a primeira entre 1900 e 1902 e a segunda em 1930. Arquitetada em estilo bizantino, a Igreja tem na fachada uma delicada pintura e três cúpulas com cruzes e seu interior é ricamente decorado com pinturas icônicas.

Catedral Greco-Católica Ucraniana de São João Batista

A Catedral São João Batista foi aberta para a comunidade em 1959, e ampliada entre 1963 e 1964. Além da cúpula típica das igrejas ucranianas, a construção também conta com detalhes como a cripta, além de pavilhão de festas no pátio e um salão fechado para eventos.

Igreja Ortodoxa Ucraniana São Demétrio

Esta foi a segunda igreja ortodoxa de Curitiba, fundada em fevereiro de 1933. Entretanto, só em 1955 os paroquianos compraram um terreno no atual endereço da igreja e começaram a construir a instituição, que ficou pronta em 1960 e foi consagrada em 1962, com a visita do Metropolita D. Ioan Teodorowytch.

Paróquia Ortodoxa Ucraniana De São Miguel Arcanjo

A paróquia é uma homenagem ao “chefe das legiões angélicas", São Miguel de Arcanjo, e é considerada uma das principais instituições do bairro Guaíra. Com arquitetura bizantina, ao estilo barroco, a igreja foi fundada em 1930 e, atualmente, atende cerca de 80 famílias da região.

Igreja Grego-Católica Ucraniana de Sant’Ana

Inaugurada em 1992, tinha intenção de atender as famílias descendentes de ucranianos do sul de Curitiba, instaladas na região desde 1968. Atualmente, a paróquia atende cerca de 400 famílias e, além das liturgias tradicionais, realiza pastorais da catequese, do movimento eucarístico, apostolado da oração e grupo de jovens.

Igreja Ucraíno Católica De São Nicolau

A igreja foi inaugurada em 1997 para atender a comunidade de descendentes ucranianos do antigo bairro Santa Amélia (atual Fazendinha). Antes da construção, os fiéis frequentavam outros bairros ou aguardavam a visita do padre em casa.  

Igreja Ucraniana São José Operário

Fundada em 1975, a Igreja Ucraniana São José Operário era, inicialmente, uma escola desativada, que foi concedida pelo Secretário da Educação para a realização dos cultos ucranianos da comunidade instalada na região. Em 1996, a comunidade que circundava a paróquia havia arrecadado suficientes fundos para reconstruir a escola e, então, um templo foi arquitetado por Gian Carlo Segalla; a construção acabou em 2003.

Igreja Católica Rito Ucraniano Sagrado Coração Jesus

Começou a ser construída em 1971 e foi consagrada em 1975. A igreja teve o antigo salão paroquial demolido e substituído por um novo, passando a comportar, também, salas de catequese, reuniões de grupos de jovens e outros encontros de ordem pastoral.

Igreja Ucraniana Nossa Senhora das Dores

A comunidade atualmente atendida pela igreja surgiu em 1984 em casas de descendentes de ucranianos residentes na Vila São Pedro. Um ano depois, a partir de doações, o terreno da igreja foi adquirido e, em 1987, a construção da instituição começou. Foi inaugurada em 1992.

Igreja Católica Ucraniana São Josafat

Pertencente à comunidade ucraniana do Boqueirão, a Igreja Católica Ucraniana São Josafat foi originalmente construída em alvenaria, em 1976 e, depois, reformada no ano de 2002. Ela chama atenção pela cor verde clara e a cúpula prateada em meio a casas e condomínios residenciais.

Igreja Ucraíno-Católica Da Sagrada Família  

A Igreja Ucraíno-Católica Da Sagrada Família foi construída em alvenaria, em 1987 e inaugurada um ano depois. Atualmente, ela atende cerca de 98 famílias da comunidade ucraíno descendente do bairro Vila Oficinas.