Eventos

Evento em Curitiba reúne grandes nomes da arte e da moda

Por: Flávia Schiochet, com colaboração de Millena Prado
Evento em Curitiba reúne grandes nomes da arte e da moda

Melhor que ouvir uma pessoa interessante falando, só presenciar duas delas conversando. Esse é o tipo de certeza que fica depois de assistir aos bate-papos do Conversarte, ciclo de conversas organizado pela Montenegro Produções. Esta é a segunda edição de um dos maiores encontros do Brasil sobre arte, moda, empreendedorismo e as conexões criativas.

Os encontros acontecem uma vez ao mês e reúnem nomes como Fernanda Young, Nelson Motta, Miguel Falabella e Alexandre Herchcovitch. Nesta edição, os debates abordam os impactos da cultura na economia criativa, e falam de temas como cinema, literatura, música, teatro e moda. Ao todo serão cinco encontros, de junho a outubro, realizados no Pátio Batel toda primeira terça-feira do mês, sempre às 20h.

O primeiro encontro será no dia 4 de junho e terá o diretor cinematográfico Andrucha Waddington e o multi-instrumentista André Abujamra falando sobre o impacto da tecnologia no mercado audiovisual brasileiro. Entram em debate streaming, realidade virtual e a influência da trilha sonora no processo cinematográfico. As conversas começam são no átrio do Pátio Batel, com ingressos à venda antecipadamente pelo Disk Ingressos. A venda dos ingressos será doada para o Hospital Erasto Gaertner.

Paralelamente, a Galeria InterARTividade, também no Pátio Batel, recebe uma exposição por mês sobre o tema debatido. A curadoria de Tom Lisboa traz artistas paranaenses com diferentes linguagens, como o cineasta Paulo Biscaia Filho, o ilustrador Simon Taylor, o fotógrafo Maringas Maciel, o dançarino Samuel Kavalerski e os artistas e criadores de “peças de arte vestíveis”, Alexandre Linhares e Thifany, da marca autoral H-AL.

BOX

Programação

 

Terça, 4 de junho

20h – Andrucha Waddington e André Abujamra

Exposição: Paulo Biscaia Filho

 

Terça, 2 de julho

20h – Fernanda Young e Fabricio Carpinejar

Exposição: Simon Taylor

 

Terça, 6 de agosto

20h – Nelson Motta e Gringo Cardia

Exposição: Maringas Maciel

 

Terça, 2 de setembro

20h – Miguel Falabella e Eduardo Moreira

Exposição: Samuel Kavalerski

 

Terça, 1º de outubro

20h – Alexandre Herchcovitch e Fause Haten

Exposição: Alexandre Linhares & Thifany F.

 

BOX

Saiba mais

Palestrantes

Alexandre Herchcovitch

Estilista com mais de 20 anos de carreira, lançou sua grife homônima em 1993. Fez parte das semanas de moda 7th on Sixth, em Nova York, e na São Paulo Fashion Week. No início deste ano, lançou a ÀLG, marca irmã de À La Garçonne com proposta de street wear.

André Abujamra

Multi-instrumentista, diretor de teatro e cinema com mais de 40 anos de carreira. Dentre suas produções, trilha sonoras para obras como o filme “Carandiru” (2003) e a série infantil “Castelo Rá-Tim-Bum”, exibida pela TV Cultura nos anos 1990.

Andrucha Waddington

Diretor cinematográfico. Dirige e produz a série “Sob Pressão”, da TV Globo. Foi diretor criativo da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Seu filme “Os Penetras” (2012) teve recorde de público com 2,5 milhões de espectadores.

Fabricio Carpinejar

Autor de “Cuide dos seus pais antes que seja tarde” (Ed. Bertrand Brasil, 2018), acumula 20 prêmios literários entre seus 40 livros. É também comentarista no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo.

Fause Haten

O estilista lançou sua própria marca em 1987 e ingressou no São Paulo Fashion Week nos anos 1990, onde desfila a grife até hoje. Em 2013 produziu um de seus desfiles mais famosos “O Mundo Maravilhoso do Dr. F”.

Fernanda Young

Escritora, atriz, roteirista e apresentadora. Participou de produções como “Os Normais” e “Minha Nada Mole Vida”, “Confissões de Adolescente”, além de ter apresentado o programa “Saia Justa”, todos da Globosat.

Eduardo Moreira

Diretor, dramaturgo, ator e escritor. Dirigiu espetáculos no Brasil e exterior, como “Dell’Arte Company” na Califórnia (EUA), atuou em produções como “Meu Pé de Laranja Lima” e fundou a Companhia de Teatro Galpão.

Gringo Cardia

Há mais de 30 anos atuando como designer, cenógrafo, diretor de arte e curador. Trabalhou com artistas como Tom Jobim, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Marisa Monte, Margareth Menezes, entre outros. Foi um dos responsáveis pelo projeto do “Museu da Cruz Vermelha Internacional”, em Genebra, na Suíça, no ano de 2013.

Miguel Falabella

Começou como ator de novelas e se tornou também apresentador, diretor, produtor e dramaturgo de seriados e telenovelas. Publicou livros de poemas e crônicas, como o “Vivendo em Voz Alta” (Ed. Leya, 2012).

Nelson Motta

Profissional multimídia, assina mais de 300 canções com parceiros como Lulu Santos, Rita Lee e Erasmo Carlos. Publicou “Noites Tropicais” (Ed. Objetiva, 2000), livro de memórias enquanto produtor, crítico musical e diretor artístico.

Artistas em exposição

Alexandre Linhares & Thifany F.

Artistas que pesquisam e experimental superfícies têxteis e proprietários da H-AL, marca autoral de eco e slow design. Assinaram o figurino de Elza Soares na turnê “A Mulher do Fim do Mundo” (2016). Fizeram exposições no Museu de Arte Contemporânea de Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer, e na Bienal de Arte de Curitiba.

Maringas Maciel

Fotógrafo, lançou em 2017 o livro “Gentes”, em que reúne mais de 200 retratos produzidos em Curitiba entre 2013 e 2017.Trabalhou também como produtor e diretor de palco de Marisa Monte e Cazuza.

Paulo Biscaia Filho

Diretor, roteirista e editor de cinema e vídeo, foi coordenador e consultor de audiovisual por oito anos na Cinemateca de Curitiba. Autor de “Palcos de Sangue” (2012), recebeu oito prêmios, entre eles o de Melhor Filme de Horror no Festival Internacional de Swansea (Inglaterra).

Samuel Kavalerski

Bailarino, coreógrafo e artista visual. Atua como professor convidado de dança clássica nas companhias Balé de São Paulo e Balé Guaíra.

Simon Taylor

Chargista, designer, ilustrador. Participante de edições do Salão de Humor e vencedor do Prêmio Sangue Bom de Jornalismo Paranaense 2013. No mesmo ano, lançou seu primeiro livro “Meus Cases de Sucesso”, independente.

 

LEIA TAMBÉM:

Circo Vostok estreia nova temporada em Curitiba

Mustang Sally tem festival de carne de porco com pratos a partir de R$ 15