Passeios

Parques de Curitiba têm atividades de esporte e lazer durante o verão

Por: Giovanna Tortato, especial para a Gazeta do Povo.
Parques de Curitiba têm atividades de esporte e lazer durante o verão

Durante os meses de janeiro e fevereiro a Prefeitura de Curitiba vai promover a "Operação Verão Curitiba", com iniciativas que estimulam a socialização e a diversão ao ar livre por meio de atividades físicas, esportivas e recreativas, aos sábados e domingos. Todas gratuitas. As ações acontecem nos parques Náutico, Barigui e Passaúna. 

A escolha desses três parques, distantes entre si, foi uma opção para descentralizar as atividades de lazer e aproximá-las das comunidades, explica Marcello Richa, secretário da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Todas as ações são supervisionadas por professores e orientadores de educação física. Entre elas estão: caminhada, alongamento, jogos gigantes e empréstimo de materiais para vôlei, futebol, frescobol, badminton, bets, peteca, tênis de mesa e xadrez.

O policiamento é reforçado pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar do Paraná nesses dias. Eles contam com ciclopatrulha, módulos móveis e patrulhamento do Grupo Tático Motorizado (GTM), além do apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e da Superintendência de Trânsito (Setran) para inibir infrações de trânsito e perturbação da ordem. Os parques também devem contar com reforços nas equipes de limpeza pública, na manutenção da iluminação e das vias.

Nas regionais

As atividades de lazer serão ampliadas com o início do Festival de Férias, que acontecerá de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. Com o objetivo de levar o atendimento a um público maior, o evento promoverá jogos, brincadeiras, gincanas, oficinas e atividades socioeducativas em centros culturais de bairros diversos, como os Centros de Esporte e Lazer, as Ruas da Cidadania e entidades sociais. O plano é estar nas dez regionais administrativas da Prefeitura.

Serviço

Data: Todos os sábados e domingos de janeiro e fevereiro.

Horário: das 8h30 às 17h30.

Locais: Parque Passaúna (Rua Eduardo Sprada, na divisa com o município de Campo Largo)

Parque Barigui (entrada pela BR-277 e pela Avenida Cândido Hartmann, s/n, Bigorrilho)

Parque Náutico (Av. Marechal Floriano Peixoto, s/n – Boqueirão)