Cinema

Filme que mostra os últimos dias de Tancredo Neves chega aos cinemas no próximo dia 13

Por: Sandro Moser
Filme que mostra os últimos dias de Tancredo Neves chega aos cinemas no próximo dia 13

“Lamento informar que o excelentíssimo senhor Presidente da República Tancredo de Almeida Neves faleceu esta noite, no Instituto do Coração, às 10 horas e 23 minutos”. Na noite do dia 21 de abril de 1985, o jornalista e porta voz Antonio Brito deu a notícia que o Brasil não queria ouvir.

Leia também: 

>>> Bar Getúlio: um bar cheio de história de onde se vê Curitiba passar 

Primeiro presidente civil desde 1963, Tancredo deveria ter tomado posse no dia 15 de março daquele ano. Mas foi internado com fortes dores abdominais na véspera. E após sete cirurgias, morreu no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Em clima de “thriller médico”, o filme O Paciente revive o turbulento último mês de vida de Tancredo e chama a atenção para os graves erros médicos que teriam sido responsáveis pelo seu falecimento. A estreia nos cinemas será no dia 13 de setembro.

O filme é dirigido por Sérgio Rezende, cineasta que já assinou outros filmes biográficos sobre acontecimentos e personagens políticos da história do Brasil como O Homem da Capa Preta, Lamarca e Guerra de Canudos.  

O filme tem Othon Bastos no papel do presidente que nunca tomou posse, e Esther Góes no de Risoleta, sua esposa. O elenco principal ainda conta com Paulo Betti, Otavio Muller, Leonardo Medeiros e Emílio Dantas.

O filme é baseado no livro homônimo, do historiador Luis Mir, por sua vez, baseado nos prontuários médicos e nos depoimentos de 42 pessoas que acompanharam tudo de perto.