Cinema

Festival de cinema italiano vem a Curitiba em agosto

Por: Sandro Moser
Festival de cinema italiano vem a Curitiba em agosto

Alguns dos filmes mais importantes e premiados dos últimos dos anos da produção do cinema italiano estão na programação do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, evento que acontece entre os dias 8 e 21 de agosto no Espaço Itaú de Cinema em Curitiba. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada).

Na programação, filmes que fizeram sucesso em importantes festivais internacionais, como "Lucia Cheia de Graça" (Troppa Grazia), de Gianni Zanasi, ou "Euforia", de Valeria Golino, ambos exibidos com destaque no Festival de Cannes 2018.

Outro destaque é "Silvio e os Outros" (Loro), do vencedor do Oscar, Paolo Sorrentino (de "A Grande Beleza"), sobre a vida do controverso ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi.

O festival também apresenta novos diretores italianos como Valerio Mieli com o filme "Entre Tempos e Desafio de um Campeão" (Il Campeone), filme emocionante que traz o universo do futebol estrelado por Stefano Accorsi e Andrea Carpenzano.

A comédia "Bangla", de Phaim Bhuiyan, premiada como a melhor comédia italiana do ano, narra as aventuras amorosas de um italiano filho de imigrantes de Bangladesh.

Há uma sessão especial de "A Melhor Juventude", de Marco Tullio Giordana, um clássico contemporâneo que faz sua volta à tela grande. Ao acompanhar a saga de uma família dos anos 1960 até os 2000, filme também narra alguns dos anos mais intensos da recente história italiana.

Documentários

Há ainda uma série de documentários sobre artistas italianos que serão exibidos em pré-estreia no festival: "Michelangelo – Infinito", de Emanuele Imbucci e "Caravaggio – A Alma e o Sangue", de Jesus Garcés Lambert, dois dos filmes são parte do ciclo A Grande Arte no Cinema, uma série de documentários de grande impacto que serão exibidos nas salas brasileiras a partir de outubro.

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento cinematográfico que nasceu em Lisboa em 2008. Em pouco mais de dez anos, expandiu sua programação com crescente sucesso em diferentes países de língua portuguesa, tais como Brasil, Angola e Moçambique. Na edição de 2019, o festival será realizado em 16 cidades brasileiras, incluindo Londrina, no Paraná, de 15 a 21 de agosto no Cinema Lumière (Rua Mato Grosso, 310, Londrina).

LEIA TAMBÉM

>>> Festival Subtropikal terá uma festa de 12 horas de encerramento
>>> 10 lugares perto de Curitiba que valem uma sessão de fotos
>>> Lugares em Curitiba com degustação de vinhos para iniciantes