Exposições

Fotógrafo cria ensaio de um mundo com minipessoas; exposição está em Curitiba

Por: Laura Beal Bordin
Fotógrafo cria ensaio de um mundo com minipessoas; exposição está em Curitiba

A paixão por miniaturas surgiu por acaso na vida do fotógrafo e publicitário Renan Viana, que viu nos pequenos bonecos uma chance de criar um mundo inteiro no cotidiano das cidades e fatos comuns do dia a dia. Renan criou um perfil do instagram, ganhou milhares de seguidores (180 mil para ser exato) e, agora, também ganhou uma exposição. As fotografias podem ser conferidas gratuitamente no Park Gourmet, no ParkShoppingBarigüi, na exposição Encolhi as Pessoas – mesmo nome do perfil de Renan no instagram. Ao todo, estão disponíveis 11 imagens do artista.

>>> Feira gastronômica une jazz e pratos deliciosos no centro de Curitiba

Quando ele diz que a paixão surgiu por acaso, é por acaso mesmo. Em 2014, quando ainda morava em Belém (PA), Renan fugia da “hora da chuva” e entrou em um antiquário, onde viu uma caixinha cheia de miniatura de pessoas. E foi assim que começou a trabalhar com elas. “No mesmo dia eu as levei para o estúdio e comecei a trabalhar com as possibilidades que as miniaturas ofereciam. E assim nasceu o projeto”, conta o fotógrafo.

Os bonecos, em sua maioria, são customizados manualmente pelo artista e os objetos são todos reais – nada é inserido por meio de editores de imagem “Eu compro as miniaturas, mas elas são todas customizadas. Eu pinto cada uma do jeito que eu quero. Algumas peças eu mesmo faço com uma impressora 3D”, explica. “As pessoas perguntam: mas porque você não faz no Photoshop? Mas não é essa a ideia, gosto de fazer tudo artesanalmente”, diz Renan, que passou a postar os making off para mostrar como tudo é feito.

Cada foto tem uma história e um carinho especial. Para customizar cada miniatura o artista leva cerca de 40 minutos. Cada foto leva cerca de 3 horas para ficar pronta. “As miniaturas são minhas companheiras. Cada projeto é uma história, eu me desprendo do briefing e deixo a criatividade rolar”, explica o artista.

LEIA TAMBÉM

>>> Banheira, sereia e unicórnio: drinks curiosos para você provar em Curitiba

>>> Club Vibe: conheça a balada dos DJs internacionais em Curitiba