Cinema

Nova versão de Dumbo, de Tim Burton, é homenagem ao circo

Por: Sandro Moser
Nova versão de Dumbo, de Tim Burton, é homenagem ao circo

Quase 80 anos depois do lançamento de um dos seus maiores clássicos, os estudos Disney relançam uma versão live-action de Dumbo. Dirigida pelo cultuado diretor Tim Burton, a história do elefantinho orelhudo que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (28) é, sobretudo, uma homenagem ao circo.  

A história original lançada em desenho animado em 1941 é conhecida há algumas gerações. Em um circo decadente, nasce um filhote de elefante circense que é, em princípio ridicularizado por todos em razão de suas orelhas grandes. Veja o trailer oficial abaixo:

O dono de circo Max Medici (Danny DeVito) delega  a um de seus artistas Holt Farrier (Colin Farrell) e seus filhos pequenos Milly (Nico Parker) e Joe (Finley Hobbins) a responsabilidade de cuidar do animalzinho estigmatizado.

Porém, quando se descobre que o elefantinho batizado de Dumbo pode voar usando as orelhas como asas o circo dá a volta por cima e atrai a atenção de empresários inescrupulosos do showbizz . 

Em uma entrevista para a agência de noticias Reuters, o protagonista Farrel que o filme é uma homenagem ao circo e uma lição sobre as diferenças.

"Eles lidam com tópicos e problemas que crianças e famílias e adultos enfrentam no dia a dia — perda, luto, culpa, vergonha, todas essas coisas. Mas, ao mesmo tempo, é feito em um contexto de tornar isso acessível para crianças, nada muito pesado", disse.

Na versão de Burton, os animais não falam e os personagens humanos são os protagonistas, ao contrário do desenho original onde assumiam o papel de vilões. Esta versão de Dumbo, aliás, é bem diferente do original, apesar de repetir algumas poucas cenas.

O filme uniu tecnologia e técnicas analógicas.Filmado em estúdios gigantescos nas cercanias de Londres, teve como principal desafio o fato de seu artista principal nunca ter pisado no set: o elefantinho foi criado no computador e incluído após todas as cenas já terem sido filmadas.