Educação

6 dicas da Casa Poppins para entreter os pequenos em casa

Por: Maria Coelho, com colaboração de Nany Semicek, fundadora da Casa Poppins
6 dicas da Casa Poppins para entreter os pequenos em casa

A Casa Poppins é um espaço de brincadeiras infantis que também fechou com as recomendações de órgãos de saúde para o isolamento social. Mas apesar disso, o local segue fazendo recomendações de brincadeiras para enfrentar o período com as crianças. As ideias servem para quem mora em casa, apartamento, para quem tem quintal, varanda ou para quem não tem nenhum. Confira:  

>>> 5 filmes premiados para assistir na Netflix

Monotipia com folhas

Foto: Casa Poppins.

O que é?

Uma técnica de fazer gravuras com uma única impressão.

Material necessário

Folha de árvores, flores, galhos, sementes, tinta preta, pincel de rolo pequeno, prato para servir de base para tinta, folha sulfite, placa de raio x ou placa acrílica.

Modo de fazer

A brincadeira já começa com a coleta de folhas, sementes, galhos e flores pelo quintal. Com a coleta feita, o processo é simples. Você vai precisar de uma base lisa (placa de raio x, base de acrílico ou diretamente na mesa) para aplicar a tinta com o pincel de rolo. Com a base pronta é hora de usar a imaginação e explorar sua criatividade. 

Componha seu desenho com os elementos de forma ágil para que a tinta não seque (se secar a monotipia não será transferida por completo). Posicione a folha sulfite sobre a composição e pressione para fazer a impressão. Você pode usar as mãos para pressionar a folha sulfite para que toda a superfície tenha contato com a tinta. Retire a folha sulfite com calma e a impressão estará pronta.

Massinha Caseira*

Crianças adoram brincar com massinha de modelar. Agora imagine se elas pudessem fazer a própria massinha? Além de criativa, a brincadeira contribui para o desenvolvimento da coordenação motora e fina das crianças. 

Material necessário

4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 e ½ xícara de água, 1 colher (de sopa) de óleo, 1 colher (de sopa) de vinagre, corante alimentício da cor de sua preferência.

Modo de fazer

É só misturar tudo em um recipiente adequado e pronto! 

*Por ser uma receita que levar produtos comestíveis, se sua criança levar a massinha a boca não terá problema algum.

Binóculo

Foto: Casa Poppins.

Material necessário

2 rolos de papel higiênico, cola quente, perfurador de papel alicate, 80 cm fio de malha, caneta hidrocor.

Modo de fazer

A ideia é transformar o rolinho de papel higiênico em um binóculo, colorindo e desenhando. Após a customização, basta amarrar o fio de malha nas pontas e o binóculo estará pronto.

Bolha de Sabão (Garrafa Pet)

Foto: Casa Poppins.

Material necessário

Garrafa pet, um pedaço de tule, fita adesiva, tinta, papel branco, bacia/potes, detergente e água.

Modo de fazer

O primeiro passo é montar o brinquedo da bolha de sabão, cortando uma garrafa pet na altura do gargalo. Pegue o pedaço de tule e estique no recorte da garrafa, depois cole as pontas do tule com a fita adesiva. Com a máquina de bolhas de sabão pronta, misture água, tinta e detergente na bacia. Estique o papel kraft no chão do quintal e comece a diversão!

Bilboquê (Garrafa pet)

Material necessário

Garrafa pet, 2 tampas de garrafa pet perfurada, 60cm de barbante, papel contact colorido e tesoura.

Modo de fazer

Primeiro passe o barbante em uma das tampinhas de garrafa pet perfurado e dê dois nós bem firmes. Depois passe o barbante por dentro do gargalo da garrafa pet, rosqueie a tampinha na garrafa e amarre a segunda tampinha na outra ponta do barbante. Com essa primeira parte concluída, é hora de enfeitar com o papel contact colorido. Pronto, brinquedo montado! Agora é só partir para brincadeira.

Barangandão/Foguetinho

O que é?

O barangandão é um brinquedo de origem mineira, que além de estimular a criatividade e a coordenação motora, trabalha a percepção visual, o movimento e a dança. Ao ser girado ele se transforma em um arco-íris.

Material necessário

Folhas de revista/jornal, papel crepom de várias cores, barbante, tesoura e fita adesiva.

Modo de fazer

Corte um pedaço de barbante do tamanho do braço de quem for brincar. Pegue a folha de revista e dobre ao meio, depois mais uma vez e outra até que ela fique bem firme. Com o papel crepom enrolado, corte tiras medindo três dedos cada. Desenrole cada um dos rolinhos formados. Depois estique bem até ficarem iguais, para não se enrolarem na hora da brincadeira. Com eles esticados, meça ao meio e segure todas de uma vez. 

Pegue o jornal dobrado, abra ao meio e una todas as tiras dentro. Com as fitas adesivas, varie as cores e prenda as tiras dentro do jornal. Para terminar, amarre o barbante dando um nó e deixando as tiras saindo pelos dois lados. Puxe o barbante e agora é só brincar!

Máscara divertida

Foto: Casa Poppins.

Material necessário

Papelão, tesoura, estilete, elástico, perfurador de papel alicate, lápis, borracha, pincel e tinta guache.

Modo de fazer 

Com pedaços de caixas de papelão é possível confeccionar diversos tipos de máscaras, com formatos para os olhos em círculos, quadrados, triângulos, entre outros. Dá para cortar, pintar e fazer o formato da máscara como quiser. Depois de pronta, é só fazer um furinho de cada lado e amarrar um elástico. Quando cada um estiver com sua máscara, tudo pode acontecer: um teatro, uma apresentação de dança, brincar em frente ao espelho, e muito mais.

LEIA TAMBÉM

>>> Conheça o método que exercita seu cérebro e pratique 30 dias grátis

>>> Em quarentena? 10 museus do mundo para visitar sem sair de casa