Eventos

Dia Internacional da Animação apresenta curtas premiados com entrada franca

Por: Da Redação
Dia Internacional da Animação apresenta curtas premiados com entrada franca

No dia 28 de outubro, às 19h, o Dia Internacional da Animação, uma mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais, acontece em diversas cidades do Brasil e do mundo. Realizado desde 2004 pela Associação Brasileira de Cinema de Animação, o evento é considerado o maior de exibição simultânea do país — e, além disso, é gratuito. No Paraná, a transmissão será feira em Araucária, Guaíra, Londrina, Maringá, Matinhos, Morretes e Santa Cecília do Pavão.

Países como EUA, França, Portugal Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, celebram a data em que ocorreu a primeira exibição de imagens animadas no mundo, que aconteceu no teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, no ano de 1862, com o filme Pauvre Pierrot, um curta-metragem de animação dirigido por Charles-Émile Reynaud.

A exibição dos filmes não acontece somente nas capitais, mas também em regiões no interior do país, o que acaba promovendo integração e acesso mais fácil à cultura. O evento inclusive se tornou parte da programação de diversas cidades, que incluíram outras atrações como mostras, exposições e oficinas voltadas a animação. Além do mais, a produção oferece ao público versões da Mostra Nacional com recursos de audiodescrição, libras e legendas, visando facilitar o acesso para pessoas com deficiência auditiva e visual, síndrome de down e autismo.

De 160 inscritos de vários estados brasileiros, foram selecionados oito curtas para exibição na Mostra Nacional e Infantil. Além disso, como parte de uma tradição no evento, a abertura da Mostra Nacional, conta com uma exibição de um filme histórico da animação brasileira. O escolhido é um trecho de Piconzé, primeiro longa-metragem colorido de animação produzido no Brasil, lançado em 1972. A seleção foi realizada através da indicação do corpo de jurados pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). O júri, coordenado pelo diretor Marão, foi composto por Ana Flávia Marchetti (SP), Bruno Celegão (SP), Marco Nick (MG), Raoni Assis (PE) e William Côgo (RJ). Na Mostra Internacional, serão exibidos nove curtas de diversos países. A curadoria da Mostra Internacional é do diretor Marão com a consultoria de Sávio Leite (MG) e Paola Becco (Argentina).

A Mostra Nacional apresenta as animações Millie, Insone, Torre, O Homem na Caixa, Trip, La Loba, 8 patas e Um Conselho Animador. Um dos destaques das atrações brasileiras é o curta Torre, dirigido por Nádia Mangolini, que conta as experiências no regime militar dos filhos de Virgílio Gomes da Silva, o primeiro desaparecido político da ditadura militar brasileira. O curta foi premiado no Festival de Cinema de Gramado nas categorias “Melhor filme do público”, “Melhor filme pela crítica” e “Melhor direção de arte pelo júri oficial”. Outro destaque é a animação 2D O Homem na Caixa, de Ale Borges, Alvaro Furloni e Guilherme Gehr, em que um mágico-escapista preso há décadas em uma prisão de segurança máxima, tenta reviver os seus dias de glória colocando em prática um plano de fuga. A animação foi premiada no Anima Mundi, como Melhor Animação Brasileira no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A Mostra Internacional tem na programação as animações Los Aeronautas, Luminaris, High Wool, El Empleo, Serio, 60 segundos de oscuridad, The Short Story of a fox and a mouse, Inercia e Last Call. Já a Mostra infantil conta com as animações BLWARH Navegando no Deserto, Metamorfose, Escamas da Noite, Chiclete Balão, Millie, Lé com Cré, Bolha e O Malabarista. Nas edições anteriores, já foram exibidos curtas como Guida, de Rosana Urbes, Viagem na Chuva, de Wesley Rodrigues, Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral, o Projeto do meu pai, de Rosaria, entre outros.

A celebração no Brasil já está na 15ª edição, e nos últimos anos contou com um público de aproximadamente 100 mil espectadores. A classificação indicativa para a Mostra Infantil é livre, já a Mostra Nacional e Internacional não é recomendada para menores de 12 anos. A programação completa e as cidades participantes estão disponível nas redes sociais e no site do evento.