Shows

Festival gratuito ao ar livre terá craques do jazz neste fim de semana em Curitiba

Por: Sandro Moser
Festival gratuito ao ar livre terá craques do jazz neste fim de semana em Curitiba

Dois pesos-pesados da música brasileira estão na linha de frente do Curitiba Jazz Festival, evento que deve levar milhares de pessoas à Praça Afonso Botelho (Praça do Atlético) neste fim de semana, dias 15 e 16, das 10h às 20h. O violonista e compositor Guinga e o trombonista Raul de Souza — lenda viva do jazz e espécie de cidadão honorário da música curitibana — se apresentam no domingo (16). Todos os shows são gratuitos. 

LEIA TAMBÉM

>> Restam poucos ingressos para o show de Paul McCartney em Curitiba 

Guinga é compositor de canções como Senhorinha (com P. C. Pinheiro) e Cata-vento e Girassol (com Aldir Blanc), e se apresenta às 15h. Raul de Souza sobe ao palco às 19h, para fechar o festival. O trombonista de anos é carioca, mas iniciou sua carreira nas boates de Curitiba na era do jazz local, na década de 1950. Daqui, o músico ganhou o mundo e achou seu espaço como uma dos maiores nomes mundiais de seu instrumento. 

>> Como foi a era do jazz em Curitiba 

Além deles, outras 18 atrações se revezam no palco do festival, com destaque para a cantora americana Grana Louise que se apresenta com a banda do bluesman Décio Caetano.

Edição de 2017 reuniu 15 mil pessoas. Foto: Facebook/divulgação

30 mil pessoas são esperadas 

Esta é a terceira edição do Curitiba Jazz Festival. No ano passado, o evento levou 15 mil pessoas à Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Desta vez, a produção tem a expectativa de dobrar o público, chegando a 30 mil pessoas.

Além das atrações musicais, o festival terá uma feira de vinil, com 40 expositores de todo o país, e o espaço kids by Tech Camp Brasil, com atrações tecnológicas para crianças tais como batalhas de robôs e pilotagem de drones. Haverá também um bazar de economia criativa com marcas e produtos locais, e uma feira com 12 opções de destaque da gastronomia curitibana. A cervejaria oficial é a Way Beer, com diversos estilos de chope. O espaço Full Jazz irá oferecer uísque e vinhos, e os coquetéis e drinks ficam por conta do Ginger Bar.

Veja a programação completa abaixo:

Sábado (15)

10h Oficina/Show de bateria reciclável com Paulo Branco (Palco Full Jazz)

11h Ensax Orquestra (Palco Curitiba Jazz Festival)

12h Júlio Borba Quarteto (Palco Full Jazz)

13h Plata o Plomo (Palco Full Jazz)

14h Kick Bucket

15h Filó Machado e Hemmanuel Bach Quinteto

16h Lidia Brandão Trio

17h Bananeira Brass Band

18h Mafia do Charque

19h Grana Louise e Decio Caetano Blues Band

Domingo (16)

10h Allan House One Man Blues Band (Palco Full Jazz)

11h Denis Mariano Quinteto (Palco Curitiba Jazz Festival)

12h Trizz (Palco Full Jazz)

13h Impacto Impar

14h Job Trio

15h Coração Brasileiro e Guinga

16h Jazz Bop

17h M.U.V.

18h Boldrine Quinteto

19h Raul de Souza Quinteto