Perfil

Cozinha de família: conheça a Erica, chef da L’Artigiana, que produz massas artesanais com ingredientes frescos

Por: Laura Beal Bordin
Cozinha de família: conheça a Erica, chef da L’Artigiana, que produz massas artesanais com ingredientes frescos

Erica Cesconetto da Silva, 30, é publicitária por formação, mas quando trabalhava na área de criação, sentia que precisava colocar a “mão na massa”. Literalmente. Quando chegava em casa do trabalho, cozinhava para a família, como um hobby. Foi então que sua mãe, Margot, deu a ideia de tirar as receitas de família da cozinha de casa e compartilhar o que ela sabia fazer muito bem. “Eu fazia muita coisa gostosa e minha mãe falou que para eu compartilhar o meu talento”, conta. 

Fazer macarrão sempre esteve na rotina da família, usando a receita da sua vó, Laura, descendente de italianos. “Nós sempre fazíamos macarrão, aquela coisa gostosa de domingo. Foi então que eu comecei a fazer talharim para vender, enquanto ainda estava na Publicidade”. E assim nasceu a L’Artigiana Pastificio. O nome, artesã em italiano, foi uma forma que Erica encontrou para passar seu sentimento ao fazer as massas. “É o que eu quero trazer para a massa. A artesã, que sou eu”, explica. 

Quando decidiu que a cozinha era o lugar em que queria estar profissionalmente, Erica foi para a Itália fazer um curso de massas artesanais. E foi numa cidade próxima de Gênova que ela aprendeu as principais técnicas de massas e molhos, mas sem perder a essência da receita de família. “O molho de tomate que aprendi era exatamente do mesmo jeito que minha vó me ensinou e isso foi muito legal”, conta. 

Quando voltou da Itália, Erica se especializou, fazendo um curso de chef de cozinha. E não parou mais. “Não tem nada que me encante mais do que a cozinha”, diz. 

Na receita das massas e molhos da L’Artigiana só entram ingredientes frescos, sem nenhum tipo de corante ou conservante. “Todas as cores e listras das minhas massas são naturais. É um alimento saudável e colorido pelo o que a natureza tem para dar. A coisa bonita também tem que ser gostosa”, destaca a chef.

O negócio que começou em uma cozinha montada na garagem da sua mãe está prestes a alcançar novos rumos. Em dezembro, Erica realiza o sonho de ter uma loja da L’Artigiana, que vai funcionar no bairro Juvevê.  

Hoje, Erica fornece massas congeladas e molhos a pronta entrega, postando no seu perfil do Instagram o cardápio do dia. Assinantes do Clube têm 10% de desconto nos produtos da L’Artigiana. 

Lartigiana Pastificio

Lartigiana Pastificio

Empórios

10% em desconto para clientes do Clube