Eventos

Corridas em Curitiba e Região para entrar em contato com a natureza

Por: Da redação
Corridas em Curitiba e Região para entrar em contato com a natureza

Naventura Ilha do Mel — 26/08

Para os corredores, o domingo começa com corridas que percorrem vários locais na região do Parque Estadual, na Ilha do Mel. São três trajetos, com 4 km, 8 km e 16 km, passando por trechos com mata nativa, trilhas e a areia da Praia de Brasília. Todas as largadas ocorrem na Praia de Encantadas, no Ilha Verde Hotel Pousada.

Foto: Walter Alves/Arquivo Gazeta do Povo

II Rei e Rainha da Montanha — 26/08

São duas as distâncias (3,5 km e 5 km), em prova que acontece em uma paisagem impressionante perto de Curitiba, o Morro do Capivari Mirim. Para quem vai correr, mais um motivo para se animar além da natureza exuberante: os campeões das provas ganham pontos para o ranking Summit 2018, que conta a pontuação de competidores em provas radicais.

Foto: Reprodução/Facebook Correr e Nadar

6º Desafio Kanaha Quebra Gelo de Maratona Aquática — 02/09

Na praia de Caiobá, em Matinhos, o desafio é cumprir as provas de 600 metros, 1,8 km ou 2,4 km em trajetos que começam na Praia Mansa e terminam na Prainha. Quem tem mais de 10 anos de idade e é bom de braçadas pode participar dos trajetos de prova (todos perto da faixa de areia). Esta é outra competição que soma pontos para o Summit 2018.

Foto: Antonio More/Arquivo Gazeta do Povo

100 Milhas da Serra do Mar — 12 e 13/10

Quem tem mais fôlego pode contemplar as paisagens da Serra do Mar com a corrida das 100 Milhas. A prova é da categoria de ultramaratona, com percursos de 160 km e 100 km, além de outros "menores", com 50 km e 30 km. São duas modalidades (exceto na corrida de 30 km): Survivor, para quem dispensa ajuda de veículos ao longo do trajeto, e a Warrior, que permite este tipo de auxílio. E os corredores precisam estar preparados: os trajetos são majoritariamente em circuitos off-road, com estradas de terra. Para participar das três categorias de maior distância, o competidor precisa comprovar experiência em provas do tipo nos 12 meses anteriores à data das 100 Milhas.

Foto: Ivonaldo Alexandre/Arquivo Gazeta do Povo

9º Ultramaratona Paraná — 08 e 09/12

Se as provas de ultramaratona tradicionalmente levam a resistência dos atletas ao limite, esta vai além: o circuito de todas as provas é feito ao redor do lago do Recanto Marista, em Almirante Tamandaré, e a prova não tem inscrições por distância e sim por tempo. Os atletas podem correr por períodos de 1h, 2h, 3h, 6h, 12h e 24h. Em todos eles, o sentido da corrida é trocado a cada três horas, permanecendo igual apenas durante a madrugada por conta da iluminação do local. A idade de corte para os participantes é de 18 anos.

17ª Corrida da Graciosa — 20/10

Já tradicional no calendário de corridas do estado, a Corrida da Graciosa é um desafio para maratonistas e meio-maratonistas, mas compensa o esforço com as belas paisagens da Serra da Graciosa. As largadas são no Portal da Serra da Graciosa, para quem vai encarar os 42 km, e em São João da Graciosa para os 21 km. E atenção: mesmo com neblina, a prova acontece normalmente.

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

2ª Serra da Graciosa Half Marathon — 27/10

Uma semana depois da Corrida da Graciosa, a Estrada da Graciosa volta a ser palco de meia maratona, mas desta vez a prova é noturna. São três os pontos de largada para os competidores: o início da Estrada da Graciosa (prova de 5 km), o Recanto Bela Vista (prova de 10 km) e São João da Graciosa (prova de 21 km); a chegada das três corridas é no posto da Polícia Rodoviária Estadual (Posto Graciosa). Competidores com idades a partir de 16 anos podem participar.

Foto: Daniel Castellano/Arquivo Gazeta do Povo

XTerra Camp Ilha do Mel — 10 e 11/11

A prova do XTerra são várias: uma corrida noturna, uma corrida off-road em horário diurno, uma prova de short triathlon e duas de natação, além de corridas kids. Todas elas acontecem em paisagens da Ilha do Mel que incluem as trilhas do paradisíaco endereço do litoral paranaense, além das praias. As idades mínimas variam: crianças de um ano, por exemplo, podem participar da corrida kids.

Foto: Daniel Castellano/Arquivo Gazeta do Povo