Eventos

Corrida de drones com ‘pista’ aérea chega a Curitiba pela primeira vez

Por: Sandro Moser
Corrida de drones com ‘pista’ aérea chega a Curitiba pela primeira vez

Considerado um dos esportes com maior capacidade de crescimento e potencial para profissionalização em um futuro próximo, a Corrida de Drones chega a Curitiba pela primeira vez.

Nos dias 4 e 5 de maio, a Arena da Baixada recebe a Icarus Drone Race – Desafio do Furacao, primeiro circuito de pilotos de drone disputada em arenas esportivas no país.

>>> Balada de Santa Catarina é eleita a melhor do mundo pela segunda vez

Os ingressos ainda não estão disponíveis para venda no site mas custam a partir de R$ 35.

A corrida é uma iniciativa do Athletico e da Icaru e será no sistema em que os pilotos controlam drones equipados com câmeras que exibem ao vivo as imagens captadas durante o voo no cockpit do drone. Esta técnica é conhecida como visão em primeira pessoa, ou FPV (First Person View).

Semelhante às corridas aéreas, o objetivo é completar um percurso definido o mais rápido possível. Com drones de corrida personalizados que viajam a mais de 160 km/h, os pilotos competem através dos circuitos 3D que lembram o cenário de um videogame.

Em países como os Estados Unidos, as corridas de drones estão virando esporte e tem diversos campeonatos oficiais. Um dos torneios norte-americanos possui premiações de até 50 mil dólares e transmissão dos canais ESPN.

Em Curitiba, além do Desafio do Furacão, acontecerão vários eventos paralelos. Haverá um Espaço Kids com brincadeiras utilizando drones, palestras e oficinas de montagem de drones destinadas ao público adolescente, jogos eletrônicos de última geração e simuladores de corrida de drones, cosplay, praça de alimentação e muito mais.

No sábado à noite, a música eletrônica dominará o estádio e a pista de corrida iluminada passará a ser um dos atrativos para uma grande festa.

Programação:

Sábado (4)

14h: início das atividades

17h: abertura oficial/classificatórias Primeira Bateria

20h: segunda Bateria

22h: festa

Domingo (5)

9h: semifinais

10h: final

12h: premiações encerramento oficial