Shows

Assinante Gazeta paga meia em um dos maiores festivais de música de Curitiba

Por: Anna Sens, especial para a Gazeta do Povo
Assinante Gazeta paga meia em um dos maiores festivais de música de Curitiba

Música, arte, moda e sustentabilidade: esses são os pilares do Coolritiba, festival que chega à terceira edição nos dias 10 e 11 de maio, na Pedreira Paulo Leminski. Serão mais de 15 atrações nacionais reunidas para cerca de doze horas de música ao vivo. E se você é assinante Gazeta do Povo tem mais um motivo para ir: paga meia no ingresso. Se ainda não é, basta assinar para poder ter esta e milhares de outras vantagens.

Pela primeira vez com dois dias de evento, o festival terá dois palcos (Coolritiba e Arnica) e uma pista de discotecagem, a Discool, focada em música eletrônica. Esta pista terá selos como Alter Disco, Funk You e Selvagem com Trepanado, e, assim como o palco Arnica, mais voltado para música alternativa, funcionará apenas no segundo dia do evento.

>>> Novo aplicativo do Clube Gazeta do Povo mostra descontos perto de você

“O festival é feito para aproximar as pessoas, misturar gerações. Temos artistas bem atuais, como Silva, e clássicos, como Jorge Ben Jor, para unir os públicos”, comenta o diretor da Seven Entretenimento, produtora do Coolritiba, Gian Zambro.

Segundo ele, o festival nasceu a partir da demanda do próprio público em ter um festival na cidade que representasse o comportamento do jovem e sua relação com música, comida, roupas e lifestyle. “O Coolritiba tem sido abraçado pela cidade e queremos deixar um legado”, diz.

>>> Bar com caipirinha individual de um litro e drinks à base de cerveja e caldo de cana inaugura sexta

Até por isso, um dos focos do festival é a sustentabilidade. Todo o lixo gerado durante o evento é separado e reciclado; a cenografia é feita com material reciclado; é feita a compensação da emissão de gases; a água é oferecida de forma gratuita e é incentivado o uso de copos e utensílios sustentáveis. “Nossas ações são mais educativas, para trazer responsabilidade social e ambiental”, conta Zambro.

Ele comenta ainda que o Coolritiba é “um dia com muita troca cultural”. Desde a abertura do festival até seu fechamento, diversas intervenções artísticas acontecem entre artistas e o público, como o painel de grafite que é feito ao vivo durante todo o evento ou exposições pela Pedreira Paulo Leminski.

>>> Festival de blues terá música ao vivo, gastronomia e 50 torneiras de chopp

Na área da moda, há um espaço dedicado à produção local. Cerca de 12 estilistas terão seus trabalhos expostos no LabModa, responsável pela curadoria dessa parte do festival. Lá ainda tem o Espaço Moda Cool, com venda de artigos produzidos em Curitiba; e o Esquadrão da Moda, em que os looks mais legais serão garimpados pela produção e postados no Instagram do LabModa.

“É um festival pensado para ser natural às pessoas, com comportamentos e atitudes que elas já têm no dia a dia. É para pessoas jovens, pessoas mais velhas, para toda família. É para ficar no calendário”, conta Gian. Para ele, um dos destaques do festival deste ano, além da programação de shows, são as experiências.

É que o Coolritiba terá uma tirolesa e uma “aerobike” (bicicleta dentro de uma cápsula que passa por cima do lago da Pedreira através de um trilho) com vista panorâmica, para divertir quem estiver por lá. Os preços dessas experiências ainda não foram definidos. 

>>> Expoente do southern rock, Blackberry Smoke toca pela primeira vez em Curitiba

No dia 10 de maio, os portões abrem às 16h. O músico Tim Bernardes se apresenta às 19h30, inaugurando o palco para a atração principal da noite, às 21h30, Los Hermanos. Já no dia 11, a abertura dos portões é ao 12h. O primeiro show é de Machete Bomb, às 13h, no Palco Arnica. O festival termina com um show de Vintage Culture, às 23h30, no Palco Coolritiba.

Os ingressos estão à venda online por valores entre R$ 250 e R$ 450. Assinantes da Gazeta do Povo têm 50% de desconto.

Confira o line-up completo do festival:

LINE-UP  

10 de maio

– Palco Coolritiba

19h30: Tim Bernardes

21h30: Los Hermanos

11 de maio

– Palco Coolritiba

14h00: Jão

15h15: Silva

16h30: 1Kilo

18h30: Criolo

19h50: Natiruts

21h30: Jorge Ben Jor

23h30: Vintage Culture

– Palco Arnica

13h00: Machete Bomb

14h30: Mulamba

16h00: Letrux

17h30: Tiê

19h00: Flora Matos

20h30: Otto

22h30: Far From Alaska

– Discool

Alter Disco

Funk You

Selvagem com Trepanado