Eventos

Conversarte: grandes nomes do cinema nacional vão estar em bate-papo no Pátio Batel

Por: Gazeta do Povo
Conversarte: grandes nomes do cinema nacional vão estar em bate-papo no Pátio Batel

Começa nesta terça-feira (4) a segunda edição do ciclo de encontros do Conversarte que a cada mês realiza bate-papos entre as cabeças mais criativas do universo da arte, moda e empreendedorismo no Brasil. A conversa inaugural será sobre cinema e envolve o diretor de cinema e televisão Andrucha Waddington e o músico e compositor de trilhas sonoras André Abujamra. 

>>> Jamie’s Italian tem desconto para assinantes da Gazeta do Povo

O encontro, que é realizado pela Montenegro Produções e pelo Ministério da Cidadania e tem o apoio da Gazeta do Povo, começa às 20h no Átrio do Pátio Batel. O passaporte individual com direito à entrada nos cinco debates (um por mês) custa R$ 156. A entrada unitária custa R$ 56. Assinantes do Clube da Gazeta do Povo têm desconto de 50 % na compra dos ingressos.

>>> 23 bares para você fazer um happy hour com desconto para assinante Gazeta do Povo

No primeiro dia, Waddington, que é diretor da série Sob Pressão da Rede Globo e no ano passado levou aos cinemas o filme biográfico Chacrinha – O Velho Guerreiro, vai falar sobre o cenário do cinema contemporâneo.

Ele também foi o diretor criativo da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016 e um de seus filmes, a comédia “Os Penetras” (2012), levou 2,5 milhões de espectadores ao cinema.

Seu interlocutor será André Abujamra, músico de projetos como Os Mulheres Negras e Karnak e criador de trilhas de filmes como, Carandiru,  É Proibido Fumar e Durval Discos e também a série infantil “Castelo Rá-Tim-Bum”, exibida pela TV Cultura nos anos 1990.

A conversa deve chegar na mudança de hábitos do consumidor de cinema,  streaming, realidade virtual, tendências internacionais, influência da trilha sonora no processo cinematográfico e o mercado brasileiro contemporâneo. 

O projeto segue até outubro. Ao todo, serão cinco encontros do Conversarte, no Pátio Batel, toda primeira terça-feira do mês, sempre às 20h. 

Os próximos encontros trarão Fernanda Young, Gringo Cardia, Guilherme Kastrup, Fabrício Carpinejar, Nelson Motta, Miguel Falabella, Fause Haten e Alexandre Herchcovitch.

Exposição temática 

Em paralelo ao debate, a Galeria InterARTividade, que fica no piso L3 do Pátio Batel, faz uma exposição por mês sobre o tema debatido. 

Com curadoria de Tom Lisboa, as mostras convidam artistas paranaenses de diferentes linguagens, como o cineasta Paulo Biscaia Filho que assina a primeira exposição.

Além dele, o ilustrador Simon Taylor, o fotógrafo Maringas Maciel, o dançarino Samuel Kavalerski e os artistas e criadores de “peças de arte vestíveis”, Alexandre Linhares e Thifany, da marca autoral H-AL também vão exibir os seus trabalhos.

Serviço