
Como Inteligência Artificial recriou voz de Val Kilmer para Top Gun 2
Alerta de Spoiler
Top Gun: Maverick, estreou na última quinta-feira, 26/05 e, desde então tem recebido aprovação da crítica especializada e espectadores. Fora as incríveis acrobacias realistas, muitos detalhes tem chamado a atenção, como a homenagem que Tom Cruise fez a Val Kilmer - o Iceman de Top Gun/1986 - acometido por um sério problema na garganta que afetou sua fala. Confira abaixo o que Tom fez.
Val Kilmer
Os fãs de “Top Gun” sabiam de antemão que Val Kilmer estaria reprisando seu papel de Tom “Iceman” Kazansky na sequência, mas as especificidades do retorno do ator eram um ponto de interrogação, considerando que Kilmer perdeu a capacidade de falar depois de um tratamento contra um câncer de garganta, em 2014.
Iceman inspirado em Val (Spoiler)
O roteiro de “Top Gun: Maverick” é inspirado na vida real de Kilmer, com Iceman também tendo câncer e se comunicando por meio de digitação. Kilmer consegue dizer uma breve linha de diálogo, mas sua voz foi criada por inteligência artificial.
Em agosto de 2021, Kilmer anunciou que havia feito uma parceria com a Sonantic para criar uma voz com inteligência artificial para si mesmo. O ator forneceu à empresa horas de imagens de arquivo com sua voz que foi, então, alimentada pelos algoritmos da empresa e transformada em modelo. Segundo a Forbes , esse processo foi usado para a participação do ator em “Top Gun: Maverick”.
“No final, geramos mais de 40 modelos de voz diferentes e selecionamos a melhor, de maior qualidade e mais expressiva”, disse John Flynn, CTO e cofundador da Sonantic, em comunicado à Forbes. “Esses novos algoritmos agora estão incorporados em nosso mecanismo de voz, para que futuros clientes também possam aproveitá-los automaticamente.”
Sobre a restauração digital de sua voz, Val Kilmer soltou o comunicado:
“Sou grato a toda a equipe da Sonantic que restaurou minha voz com maestria de uma maneira que nunca imaginei ser possível. Como seres humanos, a capacidade de se comunicar é o núcleo de nossa existência e os efeitos colaterais do câncer de garganta tornaram difícil para os outros me entenderem. A chance de narrar minha história, em uma voz que parece autêntica e familiar, é um presente incrivelmente especial.”

“Top Gun: Maverick” está em cartaz nos cinemas em todo o país e os ingressos mais baratos você encontra no Zet. Acesse aqui!
Fonte: Variety e Forbes