Outros

Como encontrar o psicólogo ideal?

Por: Redação
Como encontrar o psicólogo ideal? Foto: Freepik.

Se você está passando por um momento difícil ou conhece alguém que esteja, o primeiro passo é procurar ajuda especializada para diagnosticar o problema e entender como combatê-lo da melhor forma possível.

A psicóloga Luciane Fava Jorge (CRP 05054), da Clínica da Psique, dá algumas dicas para escolher o melhor profissional de acordo com a sua necessidade. A primeira delas é entender o motivo da procura pelo psicólogo, e a partir disso, buscar informações sobre a abordagem em que atua, para conferir se o profissional é capaz de auxiliá-lo com suas necessidades e se a linha é a mais adequada.

Outra dica é verificar se o psicólogo tem alguma especialização ou experiência para ajudar com o que precisa. Um dos caminhos é buscar referências nas redes sociais. 

Além disso, um ponto que parece simples mas pode fazer muita diferença é que a localização do consultório seja próxima ao local de trabalho ou residência, pois isso também pode ajudar no comprometimento com a frequência do paciente, e consequentemente, aumentar a eficácia do tratamento.

Qual abordagem escolher?

Entender como funcionam as abordagens de uma clínica possibilita que você escolha a mais adequada para tratar os problemas ou conflitos de uma forma diferente, o que pode ajudar no tratamento. A Clínica da Psique trabalha com quatro linhas diferentes:

Terapia Cognitivo-comportamental

É uma abordagem muito clara e direta, e costuma ser utilizada para tratar transtornos mentais de forma eficiente . Tem como objetivo principal identificar padrões de comportamentos, pensamentos e hábitos que estão na origem dos problemas e a partir disso, utilizar técnicas para alterar essas percepções de forma positiva.

Terapia Analítica-comportamental

Analisa a relação que os comportamentos de uma pessoa têm com o ambiente em que ela vive, ajudando a identificar quais se adaptam melhor ou pior, a partir de uma verificação das consequências reais destes comportamentos e dos impactos deles em sua vida. O objetivo da terapia é tornar a pessoa capaz de manter comportamentos mais saudáveis, que lhe tragam menos sofrimento e mais reforçadores positivos naturais.

Gestalt Terapia

A terapia da ênfase na responsabilidade de si mesmo, na experiência individual do momento atual e na autorregulação e ajustamentos criativos do indivíduo, levando em conta sempre o meio ambiente e o contexto social, que constituem o ser de um modo geral.

Psicanálise

Os psicanalistas veem problemas psicológicos como enraizados no inconsciente. O tratamento nesta abordagem se concentra em trazer o problema ou conflito reprimido à consciência, lugar em que o paciente pode lidar com isso.

***

A Clínica da Psique oferece desconto de 50% para assinantes do Clube Gazeta do Povo. O espaço conta com atendimentos de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicopedagogia, para todas as idades.

CLÍNICA DA PSIQUE

CLÍNICA DA PSIQUE

Saúde

50% em desconto para clientes do Clube