Passeios

Conheça melhor o Bosque do Papa e saiba como aproveitar o passeio

Por: Laura Beal Bordin
Conheça melhor o Bosque do Papa e saiba como aproveitar o passeio

Inaugurado em 1980 e com 48 mil metros quadrados, o Bosque do Papa esconde uma série de belezas e histórias. O Parque, feito em homenagem ao Papa João Paulo II em sua passagem pela capital paranaense, tem sete casas típicas polonesas – uma delas foi montada no Estádio Couto Pereira durante a missa campal do Papa.

No Bosque, as casas típicas são colocadas em formato de aldeia e foram construídas no final o século XIX, durante a colonização polonesa em Curitiba, e foram remontadas no local. Nas casas é possível visitar o mesmo lugar visitado pelo Papa João Paulo II em que está instalada uma capela em homenagem à Virgem Negra de Czestchowa, padroeira da Polônia.Nas outras, estão os móveis e utensílios usados pelos poloneses na época da imigração.

O passeio também permite conhecer o projeto paisagístico de Burle Marx, que fiscalizou pessoalmente a limpeza do bosque e o montou preservando a mata nativa do local.

O Bosque abre diariamente às 7h e vai até às 20h. Já o memorial pode ser visitado de terça à domingo, das 9h às 18h.

Entorno cheio de gastronomia

Além de visitar o memorial polonês, já dezenas de opções gastronômicas no entorno do Bosque do Papa. Entre elas está a casa de chá e confeitaria polonesa Kawiarnia Krakowiak. Lá é possível experimentar o doce folhado recheado do creme de nata e baunilha, o Kremòwka Papiesca. A confeitaria fica na rua Wellington de Oliveira Viana, 40, no Centro Cívico.  

Nos fundos do bosque também está o Zapata Mexican Bar, que serve, entre vários pratos da culinária mexicana, uma sequência de pratos que inclui fajitas, tacos, nachos e pastéis de queijo com geleia de pimenta. A sequência sai por R$ 42. O Zapata fica na rua José Saboia Cortes, 383 no Centro Cívico.

Por lá também é possível experimentar as maçãs gourmet da Mary Ann Apple Factory, que conta com dezenas de maçãs do amor reconstruídas com ingredientes surpreendentes, como caramelo, coco, e até cookies. A Mary Ann Apple Factory fica na rua Vieira dos Santos, 158 no Centro Cívico.

LEIA TAMBÉM 

>>> Nostalgia: 11 lugares para você se sentir na Curitiba do passado

>>> Como eram os principais pontos de Curitiba “antes da fama”?