Peças e espetáculos

Comemoração dos 50 anos do Balé Teatro Guaíra começa hoje

Por: Anna Sens, especial para a Gazeta do Povo
Comemoração dos 50 anos do Balé Teatro Guaíra começa hoje

As cinco décadas do Balé Teatro Guaíra (BTG) serão comemoradas por meio de apresentações de espetáculos que marcaram a história da companhia. Para começar, nos dias 3, 4 e 5 de maio será remontada A Sagração da Primavera, do compositor russo Igor Stravinsky,  acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP).

A peça, que marca o início da modernidade no século 20, foi encenada pelo BTG em 2013. Dessa vez será apresentada às 20h30, na sexta e no sábado, e domingo, às 19h. As celebrações continuam no dia 8, quando o corpo de baile revive Carmen, às 20h30, sucesso dançado pela companhia em 2017.

>>> Grande festival de música na Pedreira vai ter tirolesa de 150 metros

Já nos dias 11 e 12, a peça escolhida é Segundo Sopro, que estreou em 1999. Chamada também de Balé das Águas, o espetáculo faz, literalmente, chover no palco. Cerca de 1.500 L de água são necessários para a apresentação, primeira da companhia a utilizá-la como elemento principal.

Antes de cada esepetácilo, cenas de O Grande Circo Místico, escrito por Edu Lobo e Chico Buarque em 1983, especialmente para o BTG, serão apresentadas. As coreografias são as originais da época.

>>> Lugares em Curitiba que servem vinho à vontade a partir de R$ 29

Em comemoração aos 50 anos da companhia também haverá exposição de fotos, figurinos e documentos no hall do Teatro Guaíra. O BTG foi fundado em 1969 e, desde então, já encenou mais de 140 coreografias.