Teatros

Festival de Curitiba começa e agita a cena cultural brasileira durante treze dias

Por: Laura Beal Bordin
Festival de Curitiba começa e agita a cena cultural brasileira durante treze dias

Durante treze dias Curitiba vai fervilhar arte. O Festival de Curitiba, que começa nesta terça-feira (26), vai reunir os grandes nomes do teatro nacional, trazendo grandes produções, atores e atrizes para a capital do Paraná. Ao todo, são mais de 400 espetáculos, 2,5 mil artistas e 80 espaços espalhados pela cidade que receberão algum espetáculo ou atração do festival.

>>> Atores globais do Festival de Curitiba como você nunca viu na TV

A mostra principal, que traz os maiores nomes do teatro a Curitiba, conta com 27 apresentações. Nelas, grandes nomes passarão por Curitiba durante estes treze dias: entre eles, Regina Casé, que apresenta O Recital da Onça, que marca sua volta aos palcos. Mel Lisboa estará na peça DogVille – uma das primeiras peças a ter seus ingressos esgotados.  Outro destaque é o monólogo Sífilo.Gif, protagonizado por Gregório Duvivier. O festival recebe ainda as atrizes Leandra Leal e Cláudia Abreu.

Criado com o intuito de tirar as grandes produções do eixo Rio-São Paulo, o Festival de Curitiba, 27 anos depois, mantém a tradição de trazer os grandes espetáculos para a capital. Além de sete estreias nacionais, o festival ainda conta com algumas novidades do exterior – como o espetáculo Aquele que Cai, criação do coreógrafo, bailarino e acrobata francês Yoann Bourgeois. Essa é a primeira vez que a apresentação é encenada fora do Brasil. Destaque também para a peça As Comadres, da diretora Ariane Mnouchkine, que é encenado pelo primeira vez fora de Paris.

O Festival de Curitiba é para todos. Outra opção é o evento simultâneo Fringe, uma mostra que traz mais de 350 espetáculos, em mais de 1400 apresentações. Ao todo, 70 espaços recebem as peças do Fringe.

Quem não quer (ou não pode) gastar, também tem espaço para viver o mundo do teatro. São mais de 100 espetáculos gratuitos por todos os cantos da cidade, e mais de 50 no sistema Pague Quanto Vale.

O Festival de Curitiba também apresenta outros eventos simultâneos, como o Risorama – mostra dedicada aos profissionais do humor -, o Guritiba, com atrações para crianças e adolescentes, e o Gastronomix, quermesse de alta gastronomia que traz pratos de grandes chefs por preços populares.

Ingressos

Os ingressos para o Festival de Curitiba custam entre R$ 12 e R$ 70, Os ingressos podem ser comprados pelo site, pelas bilheterias oficiais nos shoppings Mueller e ParkShopping Barigui. Pelo site, você compra um vale-ingresso e troca pelo ingresso físico nas bilheterias oficiais. Já os ingressos para os espetáculos apresentados no Teatro Guaíra podem ser trocados na bilheteria do teatro ou nos quiosques do DiskIngressos.

Confira a programação completa: 

LEIA TAMBÉM

>>> Cine Passeio traz de volta os cinemas de rua a Curitiba

>>> Com 4 peças icônicas, Balé Teatro Guaíra faz retrospectiva de seus 50 anos