Cinema

Cine Passeio exibe clássicos de Charles Chaplin com entrada gratuita

Por: Gazeta do Povo, com colaboração de Maria Coelho
Cine Passeio exibe clássicos de Charles Chaplin com entrada gratuita

Boa notícia para os fãs da sétima arte! Em comemoração aos 130 anos de Charles Chaplin, o Cine Passeio promove a “Mostra Chaplin”, entre os dias 15 e 21 de agosto. O evento exibe clássicos da carreira do diretor, com sessões sempre às 20h30, na Sala Luz. Além disso, a entrada é gratuita. 

Chaplin nasceu no dia 16 de abril de 1889, em Londres. Começou a carreira ainda criança, com participações em peças na Inglaterra. Após uma infância difícil e presenciou tempos obscuros como a primeira e segunda guerra mundial, além da crise de 29 nos Estados Unidos. Entre 1914 e 1916, realizou mais de 40 curtas.

O diretor ficou mundialmente conhecido por suas produções no cinema mudo, entre elas, clássicos como “Luzes da Cidade (1931)” e “Tempos Modernos (1936)”, este lançado nove anos após a chegada das falas aos cinemas e que se tornaria sua obra-prima. Sua estreia no cinema falado foi em 1940 com o filme “O Grande Ditador”, lançado durante a Segunda Guerra Mundial.

O filme mostra um operário em uma linha de montagem que enlouquece com a monotonia de seu trabalho. Após passar um período em um sanatório, o jovem perde o emprego e em meio a uma crise, é preso como um agitador comunista. O longa faz referências ao comunismo e críticas a revolução industrial.

A mostra faz parte de uma série de ações realizadas pelo cinema em parceria com o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, que em ritmo de comemoração, também promove um concerto com transmissão simultânea do filme “Tempos Modernos”. O espetáculo é no dia 22 de agosto, às 20h30. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos e custam entre R$ 15 e R$ 30.