Passeios

Tradicional circo faz espetáculo encantador e divertido em picadeiro montado no Parque Barigui

Por: Da redação
Tradicional circo faz espetáculo encantador e divertido em picadeiro montado no Parque Barigui

Nada como boas risadas em um circo para renovar os ânimos. Quem está em Curitiba pode visitar (ou revisitar) o tradicional Circo Zanchettini até o dia 31 de março, instalado no Parque Barigui. Os espetáculos ocorrem de terça a sexta, às 20h30, e em três sessões diárias aos sábados e domingos: 15h, 17h30 e 20h30.

O que encanta no circo da família Zanquettin, com mais de oitenta anos de história, é justamente a tradição: o espetáculo tem números com bailarinas, palhaços, malabaristas e trapezistas que proporcionam uma viagem à infância. Há até um globo da morte para deixar adultos e crianças com a respiração presa vendo as manobras dos motociclistas. Além disso, todos os artistas são familiares, apaixonados pela arte de trazer alegria ao público através da arte.

“A gente dorme circo, respira circo, come circo”, brinca Edlamar Zanquettin, em nome da família. “É um trabalho diário e permanente, de dedicação total”. Os figurinos e equipamentos técnicos são confeccionados pelos artistas e todos sabem “de tudo um pouco”, até mesmo o palhacinho Tico-Tico, de 7 anos. “O que faz nosso circo diferente é que é familiar”, diz.

O espetáculo é para todos. Crianças, adultos e idosos se divertem e interagem com os artistas, acompanhados de pipoca ou algodão-doce. “Hoje em dia os espetáculos estão tão tecnológicos, e circos como esse são uma forma de relembrar o tempo de criança”, conta Ana Carolina Loscrudato, que levou a filha Ana Giulia ao circo pela primeira vez. As duas estavam acompanhadas da amiga de infância da mãe, Evelyn da Silva, e seu sobrinho Luiz. “Minha parte preferida é ver a alegria dos pequenos”, finaliza Ana.

Já para as crianças a melhor parte é ver os trapezistas saltando de um lado para o outro no picadeiro. O sobrinho do empresário Marco Fogaça, Rafael, de 12 anos, já visitou o Zanchettini quatro vezes, e continua encantado com as manobras e truques dos acrobatas. Uma opção de divertimento para toda família, o circo “é uma troca de amor”, segundo Edlamar. Não há quem não se encante com o mundo mágico do picadeiro.  

Os ingressos para o Circo Zanchettini são R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).